Logo CNA

Aulas do Programa Alfa começam no Rio Grande do Sul

<p>Iniciativa de alfabetiza&ccedil;&atilde;o conduz jovens e adultos do meio rural para cursos profissionalizantes</p>

31 de maio 2016
Por Senar

Começou nesta segunda-feira (30) a edição 2016 do Programa Alfa, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Sul (SENAR-RS). O projeto é voltado para alfabetização de jovens e adultos maiores de 18 anos residentes nas comunidades rurais do Rio Grande do Sul. Totalizando 219 turmas, mais de três mil alunos participarão das aulas esse ano nos 110 municípios participantes. O estado é o único no Brasil a possuir o programa, que abre caminho para os diversos cursos de formação profissional oferecidos pela instituição. Ao longo de seus 18 anos, a iniciativa já beneficiou aproximadamente 20 mil gaúchos.

As aulas do Programa Alfa ocorrerão nas próprias comunidades rurais com o apoio dos Sindicatos Rurais do estado e demais lideranças locais que atuam como parceiros da ação. Com turmas de 12 a 20 alunos, a grade do curso contará com mais de 200 horas de conteúdos. Todos participantes recebem material para estudo. Além da alfabetização, a iniciativa trabalha questões sociais ligadas à rotina do campo, estimulando o desenvolvimento cidadão do trabalhador rural e, consequentemente, de suas famílias.

Integram o programa 219 professoras e 17 coordenadoras pedagógicas regionais, estas últimas responsáveis pela supervisão das turmas. Selecionadas através de edital, as profissionais passaram por encontros de Capacitação Metodológica e Pedagógica, realizados durante o mês de maio. Ao decorrer do programa, elas farão uma avaliação periódica para acompanhar a evolução de cada aluno. No final do ano, as informações obtidas serão transformadas em dados a fim de apontar a redução do analfabetismo nas comunidades rurais que recebem a iniciativa. Este será o segundo ano consecutivo em que o programa terá um levantamento do tipo.

Em 2016, 12 municípios recebem a iniciativa pela primeira vez. O Alfa é reconhecido pela UNESCO e já recebeu prêmios de responsabilidade social, entre eles o Top de Marketing ADVB e o Prêmio Nacional Oswaldo Cecchia, da ABRH. Para o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, a realização do programa reforça o comprometimento da instituição com o progresso das comunidades rurais e suas famílias. "O Alfa vem promovendo significativas mudanças na vida de centenas de homens e mulheres, reintegrando estas pessoas no aprendizado e fazendo com que estas redescubram seus valores e sua potencialidade produtiva".

Assessoria de Comunicação do SENAR-RS