Logo CNA

Audiência Pública no Amazonas discute a Importância de Receituário Agronômico
Img 3558 0 623342002015150594671

18 de julho 2016
Por CNA

Manaus / Amazonas (18/07/2016) - Na última semana, foi realizada na Assembleia Legislativa do estado do Amazonas (ALEAM), a audiência pública proposta pelo deputado Luiz Castro (REDE) com o tema “Receituário Agronômico no estado do Amazonas”, reunindo representantes de entidades governamentais e não governamentais, para debater sobre o uso abusivo de defensivos agrícolas nos alimentos consumidos no estado, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama), presidida pelo referido deputado.

Para o deputado Luiz Castro (REDE), não existe o respeito à lei. “O receituário agronômico é uma segurança para todos nós, para que naquela plantação que vai produzir o alimento para a população, não seja usado os defensivos, que é veneno, de forma irresponsável”, salientou.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Amazonas, possui cerca de 40 empresas autorizadas para a venda dos defensivos agrícolas, cuja venda é permitida mediante receituário.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, “é indiscutível a importância do receituário agronômico. A posição da FAEA é de que os defensivos agrícolas desde que utilizados com responsabilidade e dentro dos parâmetros técnicos podem ser usados sem comprometer a saúde do produtores rurais e dos consumidores, até porque os defensivos agrícolas para serem autorizados pelo MAPA, IBAMA e ANVISA são submetidos a uma rigorosa avaliação, até mesmo de uma comissão científica. Portanto, nossa posição é de não se proibir o uso de defensivos agrícolas, mas sim de se viabilizar o uso desses produtos mediante a orientação técnica devida ao produtor”.

Federação da Agricutura e Pecuária do Estado do Amazonas - FAEA
faea.org.br

Áreas de atuação