Logo CNA

Atuação conjunta entre Sistema Famasul e SENAR/MS alavanca desenvolvimento do setor
8144 lucas 0 380609002015150612341

19 de fevereiro 2016
Por Senar

"Acreditar no que se faz é o que nos impulsiona a fazer um trabalho bem feito". Foi com esta afirmação que o diretor executivo do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan, recepcionou os 210 educadores do SENAR/MS - Serviço de Aprendizagem Rural, durante a abertura do 2º Encontro de Instrutores, que acontece até esta sexta-feira, 19 e inclui uma série de treinamentos, workshops e contou, no primeiro dia, com a palestra do historiador brasileiro, Leandro Karnal.

Para Galvan, o papel do instrutor é de grande relevância dentro do Sistema Famasul porque permite o desenvolvimento pessoal e profissional do trabalhador e do produtor rural de Mato Grosso do Sul. "É por isso que a agropecuária é um setor pujante do País. O trabalhador rural é impulsionado diariamente a inovar e o SENAR/MS cria um ambiente favorável para que o educador se torne um agente transformador de vidas".

Essa característica do perfil do instrutor do SENAR/MS destacada por Galvan foi também confirmada pelo vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler. "O que mais chama a atenção é que esses professores da Maior Escola da Terra não se restringem a uma sala de aula para levar conhecimento aos trabalhadores rurais. As aulas ocorrem diante de um cocho, debaixo de uma árvore, no meio de lavoura. Não há limites para o saber, para o aprendizado".

Durante o encontro, os participantes têm acesso à duas salas dentro da infraestrutura da Casa Rural. O ambiente foi criado com o objetivo de proporcionar aos profissionais um local adequado de trabalho e interação. "Acho fundamental que os instrutores se sintam em casa, afinal eles não vêm à sede da instituição com muita frequência, afinal, o campo é o escritório deles. Então, o local servirá para que haja um maior acesso deles à diretoria e aos demais funcionários do Sistema Famasul", destacou o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes.

Para Novaes, o 2º Encontro dos Instrutores serve para unificar ainda mais o Sistema Famasul formado pela Federação, pelo SENAR/MS, pela Funar - Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural de Mato Grosso do Sul e pela Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de MS. "O encontro é importante porque é um momento de interação entre todos os elos do Sistema. O instrutor é uma figura de grande relevância porque é ele quem vai até o homem campo, levando educação, elevando o nível dos produtores rurais e auxiliando no acesso às novas tecnologias, pesando muito nas conquistas do setor agropecuário".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas