Logo CNA

Atividades do programa Filhos no Campo, que interage meio urbano ao rural, retornam neste mês
Filhos no campoweb 0 693440002015150612161

Programa do SENAR/MT mostra o dia a dia do campo para crianças de sete a 12 anos que vivem nas 30 maiores cidades de Mato Grosso

15 de março 2016
Por Senar

O Programa Filhos no Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR--MT) retorna suas atividades no dia 21 de março, em Cuiabá. Em 2015, o SENAR-MT ultrapassou a meta estipulado de 100 turmas ao ano, devido a grande demanda apresentada. Foram atendidas 107 turmas, beneficiando 4280 crianças. De acordo com o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, o programa só é o sucesso porque a instituição de ensino rural conta com parceiros.

"O primeiro e grande parceiro é o sindicato rural, depois as secretarias de educação que fazem caravanas dos alunos para as visitas. Mas, não podemos nos esquecer dos proprietários de fazendas que abrem suas porteiras para que as crianças residentes em áreas urbanas possam ter este contato educativo com a realidade do meio rural. Elas vivenciam algumas etapas dos processos produtivos e entendem por exemplo, de onde vem o leite que ela toma no café da manhã", cita.

O programa mostra o dia a dia do campo para crianças de sete a 12 anos que vivem nas 30 maiores cidades de Mato Grosso. Interessados em inscrever sua escola, devem verificar se o município se enquadra no perfil de atendimentos e procurar o Sindicato Rural mais próximo. O SENAR-MT também está aberto para novas parcerias com os proprietários rurais que desejam contribuir com integração das crianças de áreas urbanas ao ambiente rural.

O programa Filhos no Campo trabalha com crianças de escolas públicas. Além do instrutor, há a presença de monitores especialmente capacitados para atuar na segurança e alimentação dos participantes. Participam até 40 crianças por visita e a duração da visita pela propriedade rural tem a carga horária de oito horas.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO/SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas