Logo CNA

ATeG do SENAR visa aumentar produtividade em propriedades rurais de Santa Catarina
05 11 0 698547002015150611701

O SENAR capacitou 20 instrutores para atuarem como técnicos de campo em propriedades de 62 municípios da região oeste do estado

25 de maio 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR-SC) encerrou nesta quarta-feira (25) a capacitação do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que aconteceu em Chapecó. Durante 10 dias, 20 instrutores foram preparados para atuarem como técnicos de campo em propriedades de 62 municípios da região oeste por um prazo de dois anos.

Durante o treinamento foram abordados aspectos metodológicos, técnicos, gerenciais e, também, a utilização do software para coleta de dados da metodologia da ATeG. A capacitação foi conduzida pelos instrutores Erno Menzel e Gustavo Bevilacqua Cabianca, indicados pelo SENAR Brasil, e foi acompanhada pelo supervisor do SENAR/SC na região oeste, Helder Jorge Barbosa.

OBJETIVOS

Cada técnico de campo será responsável por 25 propriedades, nas quais terá que realizar uma visita técnica e gerencial por mês durante dois anos. Conforme explicou Menzel, os técnicos de campo serão responsáveis pelo atendimento direto aos produtores rurais por meio de visitas às propriedades agrícolas, com o foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo voltadas às atividades desenvolvidas nas propriedades. “Pesquisas demonstram que, hoje, a maior carência das propriedades rurais do Brasil é a gestão”, destacou.

Menzel explicou que muitos empresários rurais sabem produzir, mas não conseguem desenvolver a gestão da produção e dos recursos que possuem. “A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/SC tem essa diferença, ela oferece assistência de uma maneira continuada, todos os meses os produtores serão visitados e terão esse olhar focado para a gestão da propriedade”.

Os instrutores repassarão aos produtores metodologias de como calcular os custos de produção, gerar indicadores da propriedade e, principalmente, analisar esses dados e compreendê-los para que, na sequência, seja desenvolvido o planejamento estratégico conforme os pontos fortes e fracos de cada propriedade. “São raros os produtores brasileiros que conhecem de fato os seus custos de produção. Por isso, é fundamental esse planejamento para que, a partir disso, sejam aplicadas ações, que interfiram diretamente nas propriedades”, ressaltou Menzel.

Todos os dados levantados serão lançados em um software utilizado nacionalmente e que abriga informações completas de propriedades de todo o País. “Com essas informações é possível fazer comparativos e tomar decisões mais assertivas a partir desses parâmetros. “Os produtores são os que têm os melhores resultados econômicos e não os que produzem mais. A partir deste software os empresários rurais poderão ter exemplos para melhorar a sua rentabilidade”, finalizou.

Segundo o coordenador do programa no SENAR/SC, Olices Osmar Santini, “cada propriedade receberá, no mínimo, uma visita mensal e terá avaliações trimestrais sobre o andamento do programa”. Santini ressaltou que a expectativa do projeto é proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda liquida da propriedade e melhoria da qualidade do produto.

PROGRAMA

O programa terá início no mês de julho e atenderá, nesta primeira fase, 350 produtores rurais em 62 municípios da região oeste por um prazo de dois anos. Cada Sindicato Rural selecionará 25 produtores. Para isso serão necessários 34 técnicos de campo, dois supervisores regionais, um coordenador estadual, consultores master e instrutores de Formação Profissional Rural (FPR).

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o Sistema FAESC/SENAR está trabalhando a partir do comando do presidente, José Zeferino Pedrozo, que tem repassados as diretrizes e sido o grande motivador do programa. Zanluchi esteve presente no encerramento da qualificação e, segundo ele, pôde constatar a grande preocupação em fazer um bom trabalho por meio de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Temos a expectativa de iniciarmos um trabalho diferenciado e que, com certeza, veio para ficar. A assistência técnica e gerencial agora é uma realidade dentro do SENAR/SC e, sem dúvidas, continuaremos com essa ação beneficiando, lá na frente, quem mais precisa e que, de fato, merece ser assistido: o nosso produtor rural”, enalteceu o superintendente.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br