Logo CNA

Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) é apresentada em reunião do Conselho Empresarial do Maranhão
Publicacao iia 0 700771002015150611511

Metodologia do SENAR foi elogiada pela classe empresarial, secretários e assessores do Governo estadual

21 de junho 2016
Por Senar

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, apresentou ao Conselho Empresarial do Maranhão (CEMA), que reúne representantes da classe empresarial maranhense, secretários e assessores do governo do Estado, a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Coelho falou sobre a aplicação da ATeG e os bons resultados obtidos durante o Programa Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins), ocorrido no período de 2014 e 2015, que recebeu uma avaliação positiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).A boa performance apresentada pelo SENAR-MA na execução do Mapito, culminou com a sua inclusão no programa ABC Cerrado e, mais recentemente, em uma parceria com Governo do Estado para atender dentro de um ano, 1.550 propriedades rurais em cinco cadeias produtivas: arroz, horticultura, carne e couro, leite e aquicultura.

Edital

"O programa foi apresentado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e à Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc). A partir disso, foram selecionadas 10 cadeias produtivas, a começar por essas cinco”, disse, acrescentando que a parceria foi firmada no início deste mês entre representantes do SENAR Brasil, da regional e pelo Governo do Estado. Disse também que serão treinados 80 técnicos selecionados pelo edital que já se encontra disponível no site da entidade.

“É importante a capacitação e a assistência técnica, pois nossos produtores estão distantes da tecnologia e nós precisamos disso para que se possa investir mais na terra e gerar emprego e renda”, assegurou Coelho. Ele também apresentou o gerente de ATeG do SENAR, Epitácio Rocha, que destacou os principais pontos do programa bem como a sua atuação e resultados aguardados durante o período da parceria.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, disse que discutir a capacitação e assistência técnica rural é um dos pontos que tendem a contribuir não somente para os trabalhos que estão sendo realizados pelo Governo e pelo sistema Faema/SENAR, mas também ajudam a expandir os negócios no campo. “Tal medida vai somar com os trabalhos de adensamentos das cadeias produtivas estratégicas para o Maranhão”, frisou ele, que também ocupa o cargo de coordenador executivo do CEMA.

Assessoria de Comunicação do Sistema Faema/SENAR-MA
senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas