Logo CNA

Tocantins

Assistência Técnica e Gerencial do SENAR: transformação e resultados
15b1ab75 630e 407a 929c 63399e0345df

Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Tocantins transforma vida do produtor do município de Dois Irmãos

17 de março 2020

Por: ASCOM SENAR TOCANTINS

No munícipio de Pequizeiro, na propriedade Dois Irmãos, o produtor rural Welyton Rodrigues é um dos beneficiários da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR. O técnico de campo Léo Batista realiza há 07 meses visitas técnicas na propriedade que tem como principal atividade a bovinocultura de leite.

Durante as visitas, são realizadas recomendações de acordo com a realidade da propriedade e do produtor. No caso da chácara Dois irmãos, o técnico trabalhou na gestão das atividades, instalação de piquetes rotacionados, implantação de área da capineira para a estiagem, formulação de concentrado para vacas em lactação e planejamento de volumoso pra época da seca.

Segundo o técnico, com as recomendações adequadas, em pouco tempo eles já colheram os resultados, como a melhoria na qualidade do pastejo e no desempenho produtivo dos animais, além do aumento da produção. “Quando iniciamos a assistência o produtor tirava cerca de 80 litros de leite por dia e tinha uma taxa de lotação de 0,9 animais por hectare, sendo que atualmente sua produção é de 170 litros e a taxa de lotação é superior a 11 animais por hectare. Com ajuste de pastejo, o produtor pôde dar um melhor aproveitamento da área e identificar o desempenho de cada animal individualmente”, comemora.

O Produtor relembra que antes a área da sua propriedade rural não suportava todo o rebanho, sendo necessário alugar pastos no período de estiagem. “Hoje eu tenho uma visão melhor da minha atividade e melhorei minha perspectiva de vida. Quando há empenho de ambos os lados o resultado é questão de tempo”, finaliza.

Matérias Relacionadas