Artesanato do Tocantins é destaque na 17ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato
O SENAR e o Sebrae instalaram no evento um estande com biojoias, acessórios, utensílios e objetos de decoração
O artesanato tocantinense produzido pelas habilidosas mãos de mulheres tocantinenses está sendo apresentado na 17ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que aconteceu até nesse domingo (17/07), no Centro de Convenções em Olinda (PE). Essas mulheres fazem parte do Projeto Mulheres do Tocantins, criado com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e igualdade de gênero no Tocantins através da valorização e profissionalização do artesanato local.
Na feira passou um público de mais de 200 mil pessoas desde a sua inauguração, e muitas delas tiveram a oportunidade de conhecer o artesanato produzindo no Tocantins. O SENAR e o Sebrae instalaram no evento um estande, onde disponibiliza ao público uma mostra do rico e diversificado artesanato tocantinense, a exemplo de biojoias, acessórios, utensílios e objetos de decoração.
A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, e a coordenadora do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR Tocantins, Maria do Socorro Silva, estiveram presentes ao evento. Rayley explicou que o Projeto Mulheres do Tocantins “tem como missão oferecer oportunidades de mercado, inovação, design, gestão e capacitação às artesãs e mulheres que produzem artesanato no Tocantins, ampliando a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do artesanato estadual. E a Fenearte é um espaço ideal para darmos continuidade às várias etapas do projeto, a exemplo da divulgação do que é produzido”, reitera Rayley Luzza.
O projeto
O Projeto Mulheres do Tocantins foi lançado em junho de 2014, quando também foi apresentado o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Artesanato no Estado, um documento que possibilitou traçar o real perfil dos artistas que trabalham com artesanato no Tocantins, contribuindo para o planejamento de ações para profissionalizar, cada vez mais, o setor.
Dentro do projeto já foram realizados cursos de gestão, oficinas de design e estudos com foco na participação dessas mulheres na geração de renda para a família. As capacitações têm como base a valorização do saber local a partir de vivências práticas, dos processos educativos e organizativos das mulheres. Entre os resultados esperados pelo projeto está o crescimento, em 80%, até dezembro 2017, da receita de negócios sustentáveis empreendidos pelas mulheres atendidas pela ação.
No projeto estão sendo beneficiadas diretamente 320 famílias e indiretamente 1.040 pessoas que trabalham com artesanato, através de 14 associações e uma cooperativa nas regiões Norte, Bico do Papagaio, Centro, Jalapão e Sudeste.
Assessoria de Comunicação SENAR do Tocantins
www.senar-to.com.br