Logo CNA

Arena do Conhecimento estreia na Expointer 2016
Arena conhecimento 1 0 168782002015150610921

Palestras e oficinas gratuitas ocorrem no Salão do Empreendedor Rural

2 de setembro 2016
Por Senar

Diversificação de negócios e geração de oportunidades no campo são os principais focos da Arena do Conhecimento, uma das atrações do Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR/RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir. No ambiente ocorrem oficinas e palestras temáticas sobre diferentes culturas, tecnologias, tendências do setor e estratégias de mercado. O Salão do Empreendedor Rural está localizado no Pavilhão Internacional da mostra que ocorre até o próximo domingo (4/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Ao longo de cada dia ocorrem três palestras: às 9h30, 13h e 15h30, todas gratuitas. Destaque para o encontro das 13h, quando ocorre o Momento X da Questão, que traz convidados especialistas do agronegócio para compartilhar seu conhecimento. Eles abordam as mais recentes novidades do mercado, tanto na parte técnica de plantio quanto na comercialização e desenvolvimento da cadeia produtiva. Ao final das oficinas, o público tem a oportunidade de interagir com os palestrantes, esclarecendo suas dúvidas.

Com duração aproximada de 30 minutos, cada encontro possui um tema específico. Entre os principais assuntos, estão: Grandes Culturas Anuais - Milho; Apicultura; Fruticultura; Olericultura; Olivicultura; Turismo Rural; Empreendedorismo; Energia Sustentável e Tendências do Agronegócio. Levando esta diversidade de pautas, a Arena do Conhecimento tem por objetivo estimular a geração e o aperfeiçoamento de novos negócios ao produtor rural a partir das características de sua região. Salão do Empreendedor Rural.

O espaço, de 1.200 metros quadrados, destaca, ainda, cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e cultura do milho. Nestas áreas terá enfoque toda a cadeia produtiva, e como tendência será abordado o forte avanço da olivicultura no Estado.

No Espaço de Atendimento, os empreendedores rurais têm acesso a duas ferramentas específicas, que fornecem suporte de gestão e diversificação produtiva.A programação compreende, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul, que está em sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destaca, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva. A tecnologia também é um ponto importante do Salão. São demonstradas a aplicação prática de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso dos drones e energia sustentável para a propriedade rural.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RS
www.senar-rs.com.br