Logo CNA

Após curso, criadores de peixes melhoram de vida no Noroeste de Minas Gerais
20160802143004 fileid piscicultura detalhe interna 0 451904002015150611171

Capacitação foi desenvolvida pelo SENAR Minas

3 de agosto 2016
Por Senar

Uma iniciativa do Sindicato de Produtores Rurais de Urucuia identificou piscicultores que empreenderam na atividade, mas que estavam passando por sérias dificuldades técnicas. A partir daí, o sindicato em parceria com o SENAR Minas realizou dois treinamentos em Piscicultura entre junho e julho deste ano, atendendo 22 produtores rurais da região.

Daniel Piantino cria peixes há dois anos na zona rural de Riachinho, a aproximadamente 120 quilômetros de Urucuia, região noroeste de Minas. Atualmente, tem cerca de 2.500 tilápias, que são vendidas na cidade, “de porta em porta”. Mas Daniel quer ir mais longe, e já iniciou a criação de uma indústria de pescados. “Quero vender meu peixe em todo o estado, mas isso não acontece de um dia para o outro. É preciso persistir e ampliar conhecimento constantemente. No curso de Piscicultura do SENAR, eu e todos os outros participantes recebemos dicas importantes para ter sucesso”.

Antônio Vieira, que cria peixes das espécies pirapitinga, surubim, tambaquí e tilápia, diz que agora se tornou um criador “de verdade”. Depois do curso de Piscicultura, está se sentindo preparado para tocar os negócios na região. “Comecei a criar peixes há dois anos, mas não sabia nada, não sabia o que era bom e o que era ruim para os peixes, e estava levando prejuízo”.

Antônio Vieira, Daniel Piantino e outros 20 produtores rurais participaram dos cursos, que tem duração de cinco dias. Viram tudo sobre criação de peixes em tanques escavados: da qualidade da água nos tanques às características biológicas das espécies de peixes. “O conteúdo aborda desde o dimensionamento de tanques, vazão de água, características da água, como temperatura, quantidade de oxigênio, e turbidez, bem como as características das espécies, a maneira correta de alimentá-los e todo o manejo até a despesca”, conta o oceanógrafo e instrutor do curso, Fabrício Pimenta.

Com dois tanques escavados na fazenda, que juntos tem capacidade para armazenar até 500 mil litros de água, Antônio Vieira cria aproximadamente 3.500 animais. O criador comercializa os peixes em domicílio nas cidades de Urucuia e Riachinho, além de comercializar na Feira do Produtor de Riachinho, aos domingos. “Meus clientes estão elogiando bastante os peixes, dizem que estão mais nutridos e mais saborosos também”, conta aos risos.

Resultado de um trabalho bem feito, segundo o instrutor do curso. “Os criadores foram qualificados profissionalmente, e preparados para aumentar a produtividade. Agora estão seguros e motivados para investir cada vez mais na criação de peixes, e consequentemente, melhorar de vida”, finaliza.

“Pude perceber a relevância deste trabalho e a diferença que, acredito, iremos promover no negócio destes piscicultores”, destaca o gerente regional do SENAR em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, por ocasião da visita realizada em um dos treinamentos.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas