Logo CNA

Mato Grosso

Apicultura é ampliada no Vale do São Lourenço após iniciativa durante capacitação
27082021090729

O curso despertou o interesse dos pequenos produtores em investir no ramo.

27 de agosto 2021

Por: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT

Termina nesta sexta-feira (27.08) o terceiro treinamento de apicultura básica realizado em 2021 pelo Sindicato Rural de Jaciara e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A demanda nesta área cresceu após o Sindicato fomentar a criação de uma associação de apicultores no município durante o primeiro curso realizado em março deste ano.

A formalização da Associação dos Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale) ocorrerá em uma cerimônia na sede do Sindicato Rural local, neste sábado (28.08) às 19h. O presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Alberto Luiz Chiapinotto, comemorou a criação da Apivale. O curso despertou o interesse dos pequenos produtores em investir no ramo. "O Senar-MT e o Sindicato Rural deram o pontapé inicial. Agora estamos buscando pessoas para auxiliar nas demandas e construir um projeto duradouro", afirma.

Para o presidente, essa é uma forma de incentivar os apicultores a se desenvolverem na atividade. "É uma forma de dar viabilidade e renda. É projetar algo para que as pessoas coloquem em prática os ensinamentos e trabalhem com entusiasmo".

Segundo o supervisor da Regional do Senar-MT na região, Jonathan Borges, além do conhecimento técnico na área, os apicultores também receberam treinamento sobre Associação e Cooperativismo. "Depois do curso, foram feitas várias ações para os produtores entenderem melhor o funcionamento da atividade. Hoje, o entusiasmo é tamanho que alguns já estão encomendando um segundo lote de caixas".

Cerimônia - O instrutor credenciado ao Senar-MT, Carlos Tabareli, afirma que durante o evento novos produtores poderão se associar. "Neste mesmo dia, estará aberto o credenciamento para novos membros e os associados escolherão os futuros diretores da Instituição", afirma.

Matérias Relacionadas