Logo CNA

APAS, EMATER e SENAR Minas realizam curso de Artesanato em Pirapora
20160405101817 fileid pirapora grupo interna 0 334593002015150612001

O curso buscou resgatar a autoestima e estimular o processo de geração de renda e fortalecimento do artesanato local

6 de abril 2016
Por Senar

No final de março, a Associação de Promoção e Ação Social (APAS), em parceria com a EMATER-MG, contando com o apoio do SENAR Minas, realizou o curso Artesanato com sementes, cascas, folhas e flores. O objetivo do curso foi oferecer aos artesãos de Pirapora o conhecimento sobre diferentes técnicas artesanais, capacitando os mesmos para que possam cada vez mais produzir peças inovadoras.

O curso buscou resgatar a autoestima e estimular o processo de geração de renda e fortalecimento do artesanato local e foi realizado na sede da APAS com a participação de 12 artesões e ministrado pela instrutora Márcia Veloso. Para a representante da EMATER-MG, Fabiane Pereira Pinheiro, “a oficina serviu para a busca do resgate da tradição com trabalhos em cascas, folhas e flores, o resultado ficou sensacional. Os participantes aprenderam como desenvolver novas formas de utilizar as sementes, flores, folhas e cascas”.

A APAS foi fundada em maio de 2013, sendo presidida pela primeira dama municipal Beatriz Rezende Marinho da Silveira desde sua fundação. A entidade vem desenvolvendo vários trabalhos na área social, seja com doações, promoções, parcerias, cursos e oficinas, sempre com o intuito de capacitar e melhorar a condição de vida da população de Pirapora, reduzindo carências e desigualdades.

Capacitação e troca de experiências

“Estamos felizes com o resultado da parceria com APAS, que sempre proporciona grandes trabalhos na capacitação de nossa população. Capacitar sempre é bem vindo e agradecemos o SENAR por ministrar o curso e a APAS pela parceria,” acrescentou Fabiane. A instrutora Márcia Veloso também destacou o nível dos alunos: “O curso foi incrível, sendo possível a troca de experiência com os participantes. O resultado dos trabalhos foi fantástico e agora irá possibilitar aos artesãos aumentar os seus rendimentos. Saio feliz com o trabalho realizado em Pirapora”.

Dona Lourdes Barroso, uma das participantes do curso, enalteceu o trabalho e o resultado do curso: “É sempre importante a troca de experiências, além da instrutora que muito contribui com seus ensinamentos, tivemos a possibilidade de aumentar os nossos conhecimentos e contatos para a comercialização de nossos trabalhos”.

A dirigente da APAS Beatriz Silveira agradeceu a parceria com a EMATER e SENAR: “Estamos felizes em proporcionar esse curso para capacitar os nossos artistas. Estamos criando um espaço onde serão implantadas várias oficinas para que possamos capacitar a população com vários cursos, além de qualificar e comercializar os produtos realizados”, adiantou.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senar.org.br

Matérias Relacionadas