Logo CNA

Anúncio de finalistas do CNA Jovem em MS encerra etapa estadual do programa
Selecionados ms web 0 527986002015150611411

Início das atividades do Famasul Jovem também foi confirmado durante o evento

27 de junho 2016
Por Senar

O domingo (26) foi de encerramento, mas também de comemoração para 19 Sul-mato-grossenses que chegaram na última fase do CNA Jovem - Etapa Estadual. Desde abril, o grupo que já se destaca na agropecuária, se reuniu para mergulhar mais fundo: desenvolver perfis de lideranças e apresentar projetos inovadores para o setor de Mato Grosso do Sul. Os três finalistas foram anunciados pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, no último encontro da temporada regional.

Seguindo os critérios técnicos exigidos pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e levando em consideração o desempenho nos encontros e a proposta apresentada, participarão da etapa nacional do programa: José Assis de Lara Junior, de Itaporã; José Carlos de Pádua Neto, de Campo Grande; e Stéphanie Ferreira Vicente, de Brasilândia. O trio já tem compromisso entre os dias 8 e 10 de julho, em Brasília. Após quatro módulos com a participação de representantes de diferentes estados, a organização nacional decidirá pelos finalistas no mês de novembro.

“Todos que aqui estão são comprometidos com o agro e, dentro do seu munícipio, em pequenas ou grandes ações, enaltecem o trabalho do setor, trocaram alguns finais de semana para participarem desse importante programa. Essa dedicação é um dom. A partir de agora, o grupo tem o compromisso de representar e se envolver ainda mais com as causas rurais. E a nova missão é trabalhar para os que virão depois de nós, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações”, ressalta o presidente.

Para o coordenador do CNA Jovem em Mato Grosso do Sul, Clóvis Tolentino, os temas apresentados nas reuniões amadureceram o grupo. “A cada encontro os participantes foram entendendo o propósito do programa e evoluindo na sua percepção enquanto líderes. A equipe compreendeu que pode e deve ter um papel ativo no município ou na região onde residem, seja no Sindicato Rural, em associações, ou com iniciativas que promovam e fortaleçam o agro”, ressalta.

Entre os temas apresentados pelos finalistas, estão o cadastro de informações das propriedades rurais do estado, para filtrar os programas e serviços oferecidos pelos sindicatos; aproximar universidades e unidades de pesquisa às demandas do setor, possibilitando um diálogo entre produtores rurais e pesquisadores e levar a rotina do meio rural aos adolescentes para que conheçam as atividades agrícolas e pecuárias.

Famasul Jovem

O domingo também foi de confirmação do início dos trabalhos do Famasul Jovem, que envolverá todos os participantes da etapa nacional, que receberão cursos e atividades que seguem os critérios e programações do CNA Jovem. A iniciativa possibilita a continuidade das ações planejadas pelos jovens durante a etapa estadual do programa.

O presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), Rafael Gratão, o também instrutor do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Vidal Subdil e o vencedor da etapa nacional do CNA Jovem em 2015, Murilo Eduardo Ricardo, foram os instrutores responsáveis pela capacitação na temporada estadual.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul/ SENAR/MS
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas