Logo CNA

Alunos do PR e MS participam das ações do Semeando o Verde
Sam 9535 630x420 0 692736002015150610811

Realizado há cinco anos, projeto de educação ambiental estimula a consciência de crianças por meio de atividades educativas e culturais

20 de setembro 2016
Por Senar

Cerca de cinco mil alunos de escolas municipais do Paraná e Mato Grosso do Sul participam da edição 2016 do Semeando o Verde, projeto realizado pela Usina Santa Terezinha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), secretarias municipais de educação, Arysta Lifescience, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater e sindicatos. Com foco na educação ambiental, o projeto acontece durante todo o mês de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore (21).

O Semeando o Verde envolve estudantes do 3º, 4º e 5º anos em atividades lúdicas e educativas que englobam a temática da preservação ambiental. Por meio de palestras, peças teatrais, concursos culturais, premiações e plantio de mudas de árvores, os alunos da rede pública têm a oportunidade de aprender e refletir sobre a conservação do meio ambiente, tornando-se disseminadores de uma cultura sustentável.

Realizado desde 2012, o Semeando o Verde atende 13 municípios nas regiões em que estão alocadas as 11 unidades produtivas da Usina Santa Terezinha.

O projeto é realizado com a participação de colaboradores e voluntários e, desde a sua primeira edição, já plantou mais de 140 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, recuperando aproximadamente 50 Áreas de Preservação Permanente (APPs). Em 2016, as 27 mil mudas utilizadas no plantio foram cultivadas em viveiros próprios da empresa e também recebidas por meio de doações do IAP e Itaipu Binacional.

Desde a sua primeira edição, o Semeando o Verde já promoveu atividades com mais de 20 mil alunos de cerca de 50 escolas municipais. Ana Patrício de Santi, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Nova Esperança – cidade que recebe o projeto pela primeira vez – frisa a importância das atividades para as escolas do município. “Eu não imaginava que o projeto teria o impacto que está tendo nos professores, alunos e nas escolas de forma geral. Está sendo muito importante para o município porque, além de reforçar o assunto da preservação ambiental – que já é trabalhado em sala de aula –, o Semeando o Verde dá a oportunidade para as crianças participarem de atividades culturais e incentiva o desenvolvimento pedagógico e a criatividade de professores e alunos com os concursos de desenho e redação.”

Assessoria de Comunicação do SENAR-PR
www.sistemafaep.org.br

Matérias Relacionadas