Logo CNA

Alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR/MS aprovam aula prática em Dourados
Aula pratica etec ms 0 866179002015150611711

Eles acompanharam um dia de campo do programa Mais Leite realizado no Parque de Exposições

24 de maio 2016
Por Senar

Os alunos do segundo e terceiro semestre do curso Técnico em Agronegócio, do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, lotados no polo presencial de Dourados tiveram a oportunidade de participar de uma aula diferente no último sábado (21), ao acompanhar o dia de campo do programa Mais Leite realizado no Parque de Exposições.

A capacitação de nível médio é oferecida na modalidade EaD – Ensino a Distância, em parceria com o programa do Governo Federal, a Rede e-Tec. No total, 80% das aulas são realizadas no ambiente virtual e 20% por meio de encontros presenciais realizados nos seis polos presenciais instalados nos sindicatos rurais de Dourados, Maracaju, Campo Grande, Coxim, Inocência e Aparecida do Taboado. Em todo Estado existem 410 alunos matriculados, sendo 148 no município de Dourados. O curso é totalmente gratuito, com carga horária de 1.230 horas/aula e prepara profissionais para atuarem na gestão e administração de propriedades rurais ou agroindústrias.

O administrador Alberto Silva Escoti é um dos tutores presenciais que atende as turmas em andamento e que levou os estudantes para acompanhar as atividades do dia de campo, como forma de vivenciar os conhecimentos teóricos ministrados nas aulas. “Esta turma de alunos está cursando a disciplina de Marketing Aplicado ao Agronegócio e, por isso, a trouxemos para uma visita até a Expoagro. Aproveitamos a oportunidade para acompanhar as atividades do dia de campo, pois, nossos alunos puderam complementar o conteúdo oferecido no módulo de Gestão da Produção e Logística”, detalhou o educador.

Opinião dos estudantes - Para o técnico agropecuário Marcio Rodrigues de Souza,43 anos e aluno do 3º semestre no curso do Senar/MS, as informações oferecidas no dia de campo foram fundamentais para que os colegas compreendam as dificuldades e desafios enfrentados pelos produtores rurais no cotidiano de trabalho. “Eu já tenho uma formação no setor agropecuário e experiência em vários ramos da pecuária, mas, considerei os temas apresentados muito importantes. É preciso que estejamos preparados para atender as dúvidas dos produtores quando começarmos a atuar no mercado”, argumenta.

A acadêmica Edevania Teixeira Gomes, 24 anos cursa o 8º semestre de Zootecnia na UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, além de estar no 2º semestre do curso Técnico em Agronegócio. Ela reforça que o conteúdo de gestão da atividade e as aulas práticas proporcionam um conhecimento prático das atribuições profissionais. “Minha família desenvolve atividade de pecuária e minha intenção é dar continuidade. Na faculdade nosso maior contato é com a teoria, enquanto que na qualificação do Senar/MS temos essa oportunidade de ter contato com o produtor e com a terra. Acredito que ao aliar as duas experiências estarei mais preparada para o mercado de trabalho”, explica.

Assim como a colega de turma, Evandro Teixeira Gomes está se qualificando para auxiliar a família na propriedade rural. Com 19 anos, o jovem acredita que a dosagem da teoria e prática intensificam o aprendizado dos módulos oferecidos durante o curso. “Estou me dedicando ao curso, pois, quero trabalhar junto com meus pais, que sempre se dedicaram a agricultura. Gostei bastante do que pude aprender hoje e acredito que esses conhecimentos aumentarão minhas possibilidades de atuação”, reforça.

O gestor da Unidade de Inovação e Conhecimento do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Roberto Murillo, ações como o dia de campo propiciam que os estudantes possam ter contato com a experiência dos técnicos de campo e dos produtores rurais. “Uma das prioridades do SENAR/MS é oferecer aos alunos, o maior número possível de atividades práticas. E aqui em Dourados foi um duplo aprendizado, pela visita a uma das maiores feiras de agronegócio do Estado e um evento direcionado a produção de pecuária leiteira”, conclui.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas