Logo CNA

Alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR aprendem gestão em produção animal na pecuária e piscicultura
Rede e tec 1 0 333692002015150611461

Estudantes conheceram as fases produtivas da criação dentro da porteira

27 de junho 2016
Por Senar

Aproximadamente 35 alunos do curso Técnico em Agronegócio, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS), tiveram a oportunidade de participar de uma visita a duas propriedades rurais, no município de Terenos, para entender na prática como funciona a gestão e administração eficientes de atividades rurais distintas: produção de piscicultura e bovinocultura de corte e leite. A atividade prática aconteceu no último sábado (25/06).

Os anfitriões foram os empresários rurais Simão Brum do Projeto Pacu, que é uma propriedade especializada na produção de alevinos, e o produtor Joao Perez Soler, da fazenda Duas Gazelas, que desenvolve atividade de pecuária de corte e leite focada na alta performance genética.

Os empresários foram unânimes em esclarecer aos visitantes que os componentes fundamentais para o sucesso de uma atividade de produção animal são tecnificação, gestão, nutrição de qualidade e bem-estar animal.

O encontro foi promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande, que é um dos cinco polos presenciais existentes em Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 120 estudantes matriculados em duas turmas.

A qualificação profissional de nível médio implantada em 2014 pelo SENAR Brasil, em parceria com a Rede e-Tec, oferece a possibilidade que os interessados em trabalhar no setor agropecuário se aperfeiçoem na gestão de propriedades rurais, por intermédio de qualificação semipresencial distribuída em 80% de aulas a distância e 20% presenciais.

O produtor rural e diretor do sindicato Wilson Iji foi um dos responsáveis pela implantação do curso no polo da Capital. Ele lembrou a procura dos interessados em conseguir uma vaga nos dois processos seletivos realizados até o momento. “Quando soube desta capacitação oferecida pelo SENARR/MS não tive dúvidas de colocar nosso sindicato à disposição do Sistema FAMASUL. A primeira turma teve 80 alunos selecionados e a segunda 40, com uma concorrência acirrada, uma das maiores em todos os 64 Estados participantes no país”, revela.

Desenvolvimento contínuo

A empresa rural voltada à piscicultura está em funcionamento há 28 anos e se tornou referência nacional na produção de peixes para engorda que são comercializados no mercado nacional e internacional.

O administrador de empresas e sócio proprietário, Simão Brum, explica que para conseguir os resultados apresentados na atualidade precisou buscar conhecimento, tecnologia e mercado externo. “O grande salto da empresa aconteceu quando desenvolvemos uma espécie de peixe da água doce, chamado Pintado Real, que já foi exportada para países como o Japão, Alemanha e Estados Unidos. Nossa produção anual chega a 3,5 milhões de quilos do espécime somada a 500 mil alevinos de Dourado e 30 mil Pirararas”, detalha.

Na avaliação de Brum a atividade é viável, porém em razão dos altos custos produtivos ainda necessita de muito incentivo governamental. “Meu negócio produz basicamente peixes que são vendidos e engordados por piscicultores de várias regiões brasileiras. Mato Grosso do Sul já foi referência na produção de peixes em cativeiro, no entanto, a falta de investimentos em pesquisa, incentivos fiscais e frigoríficos desmotivou muitos produtores a continuar e atualmente nossa colocação na produção nacional ocupa o 16º lugar”, reforça o empresário.

O advogado e produtor rural João Perez Soler é dono da fazenda Duas Gazelas e esclarece que há 25 anos começou a investir na produção de carne e leite priorizando a genética, nutrição e bem estar animal. A dedicação do pecuarista permitiu um modelo de gestão diferenciado e que já foi premiado por importantes entidades do setor pecuário. “Recebemos duas premiações do Show da Carcaça, realizado na associação Novilho Precoce (2014 e 2015), pela qualidade dos animais no abate técnico e temos certificação da associação brasileira de criadores de Girolando pela qualidade genética. Para chegarmos até aqui percorremos um longo caminho e posso afirmar que se o interessado não estiver disposto a mudar, melhor não entrar para o agronegócio, pois as mudanças acontecem numa velocidade incrível”, observa.

Soler acompanhou os estudantes por uma visita na qual explicou todas as fases produtivas da criação dentro da porteira e pontuou a importância de se produzir corte e leite com sustentabilidade. “Nossa propriedade é bastante arborizada, não temos pasto degradado e oferecemos água encanada e limpa em todos os cochos. Tudo isso pensando no conforto térmico que os animais precisam para se desenvolverem bem e visando a preservação do meio ambiente”, frisa o empresário rural que na ocasião acrescentou: “O planejamento estratégico é fundamental para se desenvolver uma atividade rural, pois, se não for bem feito pode comprometer a viabilidade do negócio. Atualmente temos 450 animais voltados a produção de corte e 400 para leite, porém, planejo em três anos aumentar minha produção leiteira de 1.200 litros para 5 mil”, conclui.

Planejamento

João Carlos Alves da Silva

O aluno João Carlos Alves da Silva é produtor rural em Terenos e cursa o 2º semestre do curso Técnico em Agronegócio. Ele considerou a visita técnica uma ótima oportunidade para vivenciar na prática o que tem aprendido no material didático do SENAR/MS. “O curso mostra seu diferencial por proporcionar situações como esta, na qual conseguimos observar todo o conteúdo que estudamos no ambiente virtual e nas apostilas. Recebemos material de qualidade e orientações dos tutores presenciais que nos demonstram como é necessário ter uma visão global do agronegócio, analisando todos os setores envolvidos”, opina.

De acordo com a administradora rural, Maria Luiza dos Santos, a qualificação tem oferecido informações atualizadas que serão utilizadas no seu planejamento pessoal. “Sou empresária do ramo contábil e visualizei na capacitação do SENAR/MS, a oportunidade de me preparar para realizar um desejo pessoal que é produzir ovinos para corte. Tanto que já fiz duas capacitações sobre o assunto e meu objetivo é mudar da cidade para uma propriedade a fim de iniciar este novo desafio”, revela.

O gestor da unidade de Inovação e Conhecimento do Sistema FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenador do curso Técnico em Agronegócio, Roberto Murillo pontua que as aulas práticas funcionam como um diferencial no conteúdo didático.

“Procuramos oferecer aos alunos o máximo de vivência prática e este foi o segundo encontro prático, sendo que o primeiro aconteceu em uma escola rural para conhecimentos de técnica em produção vegetal. Acredito que os alunos solidificam seus conhecimentos na disciplina, visto que podem conhecer mais sobre o tema e tirar dúvidas com quem já possui bastante experiência. Só temos que agradecer aos anfitriões por sua boa vontade de compartilhar com o grupo e contribuir para a formação de futuros profissionais do setor agropecuário”, finaliza.

Para obter mais informações sobre o curso Técnico em Agronegócio do SENAR, acesse:
http://www.senar.org.br/formacao-tecnica/rede-e-tec-no-senar

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas