Logo CNA

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio de Santa Catarina participam do Rally da Safra 2017

Três técnicos formados pelo SENAR/SC participaram de etapas em Mato Grosso, Goiás e Paraná

3 de fevereiro 2017
Por Senar

Com a mochila nas costas e uma infinidade de boas expectativas. Assim embarcaram as técnicas em agronegócio formadas pelo Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Faesc, Beatriz Cesca Biava e Rangel Martins rumo ao Rally da Safra 2017. Sobre quatro rodas e acompanhadas de outros técnicos, as duas percorrem as terras do Mato Grosso (MT) e Goiás (GO) com a principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos do Brasil, até este sábado (4/2). Além delas, o técnico em agronegócio Israel da Silva Amaral também participou da expedição entre os dias 23 e 27 de janeiro nos estados do Paraná (PR) e Mato Grosso (MT).

Durante as visitas às propriedades os técnicos avaliam as condições das lavouras de soja. São coletadas amostras de solo e grão para análise do número de plantas por metro, número de vagens e grãos, latitude e longitude de cada fazenda, estágio da planta, irrigação da terra, entre outros fatores que impactam diretamente na safra.

Para o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, essa é uma experiência valiosa para os técnicos em agronegócio. “A expedição proporciona uma bagagem imensa de conhecimento. Além disso, possibilita a análise detalhada da safra em estados importantes e que serve de comparativo para a nossa região para que possamos, cada vez mais, melhorar a nossa produção de soja e milho. Estamos imensamente satisfeitos de ver integrantes do Curso Técnico em Agronegócio de SC integrando essa importante missão para o agronegócio brasileiro, demonstra o alto nível dos profissionais que estão se formando”, complementa Zanluchi.

Na opinião do presidente do Sistema Faesc/ SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, o levantamento será importante para que se possa ter uma base de dados sobre a safra 2016/17. “O Rally contribuirá para o aprimoramento profissional dos nossos técnicos em agronegócio preparando-os ainda mais para atuarem nas propriedades catarinenses e dando subsídio para que atuem na melhoria da agricultura de nosso estado”, comenta.

De acordo com projeções da Agroconsult, organizadora do projeto, a estimativa para o Brasil é de uma produção de 104,4 milhões de toneladas, 8,5% maior que a safra anterior. A produtividade deve alcançar 51 sacas por hectare, desempenho 5,9% maior sobre 2015/16 “Esperamos uma boa safra, principalmente no Mato Grosso, onde as condições climáticas estão melhores que no ano passado”, afirma o coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, André Pessôa.

Experiência na prática

Rangel Martins

Segundo Rangel essa é uma experiência única e que possibilita conhecer na prática uma das maiores culturas brasileiras do Brasil. “Acompanhamos de perto o processo da colheita e conseguimos identificar como será a safra, a qualidade do grão e da terra, quanto o produtor irá colher, tudo isso graças a tecnologia”, observa. A técnica acrescenta que a oportunidade de estar cada dia em um município diferente, conhecendo novos produtores e convivendo com colegas da área proporciona a troca de conhecimentos e a compreensão das diferentes culturas.

Beatriz Biava

Para Beatriz, ser selecionada para participar do Rally da Safra foi uma experiência incrível por ser um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. “A convivência com outras pessoas e o contato com as realidades regionais proporciona novos vínculos e amplia o grau de conhecimento na área de atuação do técnico em agronegócio fazendo com que o nosso desempenho seja cada vez melhor. Conseguimos ver na prática o que aprendemos durante o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR/SC”, destaca.

Israel Amaral

De acordo com Amaral, o Rally contribuiu para sua vida profissional. “Antes eu não tinha conhecimento sobre a cultura de soja e hoje posso dizer que já entendo. Sou produtor de maçã e nesse projeto identifiquei que cada região tem as suas especificidades dentro da agricultura. Tudo o que aprendemos no Curso Técnico está nos auxiliando nessa expedição”, observa. O técnico destaca que após o término do Rally a equipe concluiu que no Paraná e no Mato Grosso, de forma geral, terá uma boa safra. “Estamos otimistas”, finaliza.

Conheça o Rally

Criado em 2004 para avaliar as condições das lavouras brasileiras, o Rally da Safra chega em sua 14ª edição. Em 14 anos já foram percorridos 670 mil quilômetros entre as terras mais férteis do Brasil, avaliadas 13 mil lavouras e recebidos 27 mil produtores em eventos.

A iniciativa é organizada pela Agroconsult com o patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagem, Yara e com o apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

Na edição de 2017 do Rally da Safra os técnicos ficarão de janeiro a agosto no campo realizando o trabalho de levantamento nas lavouras. Haverá também 15 eventos regionais com produtores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Serão oito equipes que avaliarão amostras de soja e três para verificar o milho segunda safra. Aproximadamente 85 mil quilômetros serão percorridos e mais de mil lavouras avaliadas em 12 estados que correspondem por 95% da área de produção de soja e 72% da produção de milho.

Assessoria de Comunicação Sistema Faesc/SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas