Logo CNA

Aliança Agroeconômica lança primeiro relatório sobre produção do Centro-Oeste
Alian C3 A7a Agroecon C3 B4mica abre

Publicação trimestral foi elaborada por entidades da região

19 de junho 2019
Por CNA

Brasília e Campo Grande (19/06/2019) - Liderada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Aliança Agroeconômica se reuniu na terça (18), para o lançamento da primeira edição do relatório trimestre sobre a produção agropecuária do Centro-Oeste.

O encontro aconteceu em Campo Grande, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e contou com a presença de representantes das instituições participantes.

O grupo é formado por entidades do setor produtivo da região, como a Famasul, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O objetivo é a realização de uma cooperação técnica para integrar as ações de pesquisas e estudos no Sistema CNA/Senar, relacionadas ao setor agropecuário.

O relatório, que terá periodicidade trimestral, traz informações referentes à produção agropecuária da região com base nos dados coletados pelas entidades envolvidas. Entre os temas abordados estão: a produção agrícola da safra 2018/19, resultado das exportações bovinas, estatísticas microrregionais do Centro-Oeste, custo de produção, produtividade e outros dados de mercado interno e internacional.

Segundo o assessor técnico da CNA, Diego Humberto de Oliveira, o documento foi composto com a disponibilização de dados primários e também dados secundários.

“A instituição contribuiu com informações do projeto Campo Futuro, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, das federações e dos sindicatos rurais, em parceria com as universidades, que realizam o levantamento de custo de produção de mais de 40 atividades agropecuárias no Brasil, com a intenção de gerar informações estratégicas para os produtores e também auxiliar a CNA nas discussões de políticas públicas para o setor”, disse.

Diego Humberto de Oliveira

Cooperação - Para o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, este produto consolida a aliança entre os órgãos do Centro-Oeste. “Este relatório é um primeiro grande passo desta cooperação, que foi lançada em outubro do ano passado, e a partir de agora terá sua publicação trimestral. Esse é o embrião de outros materiais com micro dados da região que essa parceria conseguirá entregar, não só para a região, mas para o país como um todo”, explicou.

A analista técnica da Famasul, Eliamar Oliveira, afirma que o documento também foi feito para que o produtor rural possa se inteirar em relação a outros estados. “É uma maneira de se obter, em um mesmo conteúdo, informações sistematizadas e organizadas. Este material nada mais é do que uma visão geral da região em relação ao Brasil, refletindo como Mato Grosso do Sul está em relação ao Centro-Oeste”.

O coordenador técnico do IFAG, Fernando Borges, ressalta a importância da união entre as entidades. “O IFAG, que completou dois anos recentemente, surgiu como um órgão de pesquisa para o estado de Goiás e agora pode difundir para o produtor rural uma perspectiva bem maior em parceria com outras entidades estaduais e a CNA. Seremos vistos com outros olhos dentro de uma aliança, o que é muito positivo e vem gerando interesse de estados de outras regiões do país. A ideia é obter uma abrangência ainda maior a nível nacional, sempre focado em inteligência para o agro”.

A reunião também contou com a presença do diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, da diretora-técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt, do coordenador-técnico do Sistema Famasul, Justino Mendes, e da analista-técnica do Sistema Famasul, Bruna Dias, além da gestora de parcerias do IMEA, Tainá Heinzmann.

Para acessar o relatório completo clique aqui .

Assessoria de Comunicação CNA e Sistema Famasul
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas