Logo CNA

Bahia

Alexandre Mendonça de Barros faz primeira palestra do Agro em Pauta
ALEXANDRE 1

Evento teve participação do presidente da CNA, João Martins, e do superintendente técnico Bruno Lucchi

17 de abril 2019

Um dos maiores especialistas da área de gestão e planejamento do Brasil, o engenheiro agrônomo e economista Alexandre Mendonça de Barros, deu início ao projeto Agro em Pauta Bahia – um ciclo de palestras gratuitas realizadas pelo Sistema FAEB SENAR em parceria com o Sebrae.

O evento, que aconteceu no auditório do Sistema FAEB SENAR, no bairro do Comércio, também contou com a palestra do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, e com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins da Silva Junior, que também conversou com os produtores rurais.

De acordo com Mendonça de Barros, “o cenário macroeconômico do Brasil ainda é favorável devido a baixa inflação que o país mantem, acompanhado de juros baixos. Mas, em contrapartida, as contas públicas fora do lugar deixam o setor em alerta”.

Mendonça de Barros também chamou atenção para a oportunidade que o Brasil aproveitou com relação a exportação de soja para China. Para ele, isso pode se repetir com a carne bovina.

Ainda segundo o especialista, a China sofre com um grande surto provocado pela febre suína africana que tem reduzido o rebanho de porcos. Com isso, por lá, o aumento do consumo de carne vermelha deve aumentar consideravelmente.

“Na minha opinião, temos que nos preparar para esse momento. Vai ser uma chance de ouro para os pecuaristas brasileiros. Nunca imaginei que pudéssemos ter essa oportunidade”, disse.

Já Bruno Lucchi destacou a importância do papel da CNA na defesa dos direitos dos produtores rurais e o trabalho desenvolvido nas 27 federações presentes.

“Damos o suporte para que o produtor tenha eficiência da porteira para fora. É um sistema de pirâmide, onde nós temos, na base, cerca de 5 milhões de produtores e quase dois mil sindicatos rurais”.

Para o presidente da CNA, João Martins, o evento foi uma chance para produtor rural refletir sobre o cenário da agropecuária no país a longo prazo. Ele também destacou a importância do trabalho da Confederação no campo.

“Só se evolui no meio rural com tecnologia e isso só se faz com assistência técnica. Não podemos deixar a oportunidade de reconstruir esse país”, comentou.

Guilherme Moura, vice-presidente administrativo financeiro da Faeb, comentou, durante a abertura do evento, a preocupação do sistema em organizar o produtor rural para, consequentemente, estruturar a produção. Ele disse ainda que a ideia é que outras palestras possam acontecer em vários municípios do estado.

“Começa em Salvador, mas vamos levar para outros municípios, onde a gente vai conversar um pouco sobre a agropecuária, o potencial e a situação que nós estamos vivendo. Não resta dúvida de que o Brasil é agro. Não dá mais para produzir sem pensar em tecnologia, em gestão, e hoje este evento vem ao encontro disso. É uma preocupação nossa capacitar o produtor e treinar ele”, disse Guilherme.

A próxima palestra do projeto Agro em Pauta acontece no dia 23 de abril, às 9h, no auditório do prédio administrativo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista. O convidado será o jornalista William Waac.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas