Logo CNA

AgRural eleva safra de soja para 103,1 milhões de toneladas
Plantio de soja 20 0 07131800 1515009913

10 de janeiro 2017
Por CNA

Por: Revista Globo Rural

A Consultoria AgRural divulgou nesta segunda-feira mais uma projeção para a safra brasileira de soja. A projeção agora é de produção de 103,1 milhões de toneladas, volume superior às 101,8 milhões de toneladas estimadas em dezembro. O analista Fernando Muraro, sócio-diretor da AgRural, explica que o aumento deve-se à alteração na produtividade, que passou de 50,4 sacas por hectare em dezembro para 51,1 sacas agora em janeiro. A área foi mantida em 33,6 milhões de hectares, diz ele.

Conforme os cálculos da AgRural, o aumento da produtividade esperada no Sul do Brasil (+2 sacas por hectare na combinação dos três estados, em relação a dezembro) mais do que compensa, por ora, as perdas causadas pela falta de chuva na Bahia (queda de 2,5 sacas), Minas Gerais (menos 2 sacas, especialmente por causa do noroeste) e Goiás (menos 0,5 saca, com destaque para o leste). No lado positivo da tabela, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também tiveram suas produtividades ajustadas para cima, em 0,6 saca e 1 saca por hectare, respectivamente.

Segundo Muraro, no Tocantins, Maranhão e Piauí as produtividades estimadas em dezembro foram mantidas e serão revisadas em fevereiro. “Embora esses estados tenham recebido chuvas abaixo do normal em dezembro e início de janeiro, a previsão é de volumes razoáveis nas próximas duas semanas - algo que não deve acontecer na Bahia, que teve a estimativa de produtividade já reduzida.”