Logo CNA

Agricultor gaúcho investe no plantio de uva em Mato Grosso e comemora resultados
Uvas 2 1 0 09198900 1515009885

30 de janeiro 2017
Por CNA

Por: G1 - MT

Em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, maior município produtor de soja do mundo, o agricultor gaúcho Claudio Ivo Verguz decidiu investir no plantio de uva. Desde quando chegou na região, há mais de 15 anos, ele investe no cultivo da fruta. Na última colheita a produção total chegou a duas toneladas e meia de uvas.

"A gente começou a plantar e viu que está dando certo. A gente 'apanhou' um pouco no início porque não tinha a técnica", afirmou o produtor rural.

O parreiral tem 400 pés de uva e a colheita é realizada duas vezes por ano. Cada pé rende cerca de 15 quilos de uva por ano. No meio do ano de 2016, a plantação rendeu quase 2 mil e 500 quilos da fruta, que é vendida in natura ou transformada em vinho.

Toda a produção é artesanal. Cinquenta por cento da produção é vendida na própria chácara, quando os consumidores escolhem no pé qual cacho de uva vão levar pra casa. Outros 30% é comercializado aos mercados do município e o restante, 20% é processado viram vinho.

Cláudio conta com a orientação do técnico em fruticultura, William Fardin, que se mudou para Sorriso pensando em trabalhar com soja, mas abriu mão dos grandes campos para atender pequenos produtores que apostam na diversificação de culturas.