Logo CNA

Agricultor deve continuar produzindo bioinsumos para uso próprio, defende CNA
Terra Wenderson Araujo

Entidade participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o assunto

12 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (12/11/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) defendeu, na sexta (12), a liberdade dos produtores rurais brasileiros em continuar produzindo bioinsumos para uso próprio em suas propriedades.

O diretor técnico adjunto da entidade, Reginaldo Minaré, participou de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei 658/2021, que regulamenta a produção de bioinsumos no país.

Segundo Minaré, o interesse pela produção de bioinsumos tem se tornado cada vez maior. Na safra 2018/2019 o mercado de bioinsumos movimentou aproximadamente 660 milhões de reais. Na safra 2020/2021 o valor dobrou, chegando a R$ 1,3 bilhão.

“Isso demonstra que há espaço para a produção para uso próprio e industrial também. Não podemos permitir a construção de oligopólio do fornecimento de produtos biológicos”, disse.

Durante sua exposição, Reginaldo afirmou que o mercado é promissor e que o agricultor não se dedicaria a aprender a produzir o próprio bioinsumo se não fosse interessante, seja do ponto de vista da sustentabilidade, da redução dos custos de produção ou para facilitar o manejo da atividade.

“É uma prática mundial que já vem acontecendo há bastante tempo e de forma segura. A China, por exemplo, tem produzido fertilizante com base em algas , um segmento extremamente promissor. E a FAO possui uma cartilha com receitas de mais de 25 biopreparados para que os agricultores possam utilizar”, explicou.

Na audiência, o diretor técnico adjunto da CNA também destacou que os bioinsumos são uma tecnologia que já convive e conviverá por muito tempo com os insumos químicos. “Não estamos falando de uma tecnologia disruptiva”, disse.

Para Reginaldo, o Brasil ainda é muito dependente da importação de fertilizantes e defensivos e a produção de bioinsumos, especialmente a de uso próprio, proporciona ao agricultor um controle maior do seu sistema produtivo.

“Nesse sentido apoiamos a iniciativa do Ministério da Agricultura que publicou em 2020 uma proposta de portaria para estabelecer parâmetros mínimos para a produção de bioinsumos para uso próprio, com base em protocolos orientadores e sempre no sentido da orientar e preparar os agricultores e não dificultar ou proibir”.

Os bioinsumos abarcam uma ampla gama de produtos de origem biológica, como microrganismo, insetos, biomassa e diversos biopreparados e são utilizados também para a nutrição das plantas, impactando positivamente a produção agropecuária.

Assista a audiência pública na íntegra:

Matérias relacionadas

Bioinsumos auxiliam produtores no controle de pragas e na redução de custos
CNA participa de III Seminário de Bioinsumos no Agrofuture Summit 2021
CNA discute produção de bioinsumos on farm
Seminário discute produção de bioinsumos na fazenda
CNA destaca importância do Programa Nacional de Bioinsumos

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas