Logo CNA

ABC Cerrado tem semana de atividades em Brasília
Abre 56 0 186186002015150612281

Encontro reúne gestores técnicos e administrativos do projeto até quinta-feira (3/3)

29 de fevereiro 2016
Por Senar

Mobilizados para o avanço do Projeto ABC Cerrado, gestores técnicos e administrativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão reunidos de hoje (29/2) até o dia 3 de março, em Brasília, para uma programação intensa de atividades. O encontro conta com a participação de representantes dos oito estados envolvidos na iniciativa: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal.

A agenda prevê a capacitação no software de monitoramento do projeto, palestra sobre as diretrizes administrativas do Banco Mundial e aquisições e contratos e uma mesa redonda para tratar dos processos de mobilização. Segundo o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares, o principal objetivo do encontro é capacitar as Administrações Regionais do SENAR para utilizarem o novo sistema de acompanhamento da execução do projeto.

Mateus Tavares

“Essa ferramenta é fundamental para termos uma visão permanente do avanço e do desenvolvimento do projeto. Sem as informações das regionais, não conseguimos monitorar o que está acontecendo. Também vamos aproveitar a oportunidade para fazer um alinhamento sobre os procedimentos do Banco Mundial, já que muitos não conhecem o funcionamento dessa parte”, explica Tavares.

Dinamismo e facilidade de gestão

O novo software apresentado durante a reunião vai trazer muitos benefícios para a execução do projeto. Essa é a expectativa dos participantes depois da apresentação da ferramenta. Na opinião da coordenadora do ABC Cerrado no Maranhão, Aline Albuquerque, o sistema vai facilitar a relação entre as questões financeiras e técnicas e melhorar o controle do trabalho, além de trazer mais dinamismo para a gestão em todos os níveis.

Aline Albuquerque

“A gestão compartilhada e o acesso democrático às informações é um requisito para o sucesso de qualquer programa hoje em dia. O ABC Cerrado é uma iniciativa conjunta e temos que trabalhar em unidade. Se uma regional não cumprir as metas e regras, todo o projeto poderá ser comprometido. Esse software representa uma evolução muito grande”, avalia.

Agilidade também é a maior vantagem para o analista técnico do SENAR Minas Wander Moreira Junior. Conforme ele, as tecnologias bem aplicadas trazem facilidade e eficiência para o trabalho de os todos envolvidos. “Quanto mais rápido a informação correr, melhor para tomarmos as decisões. Com essa ferramenta e a possibilidade dos familiares de produtores, gestores e técnicos participarem das capacitações, acredito que vamos atingir as metas previstas”, projeta Junior.

Wander Junior

Minas Gerais é um dos estados que irão oferecer Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG) em propriedades. Trinta técnicos já estão sendo selecionados para atuarem na área. A novidade fica por conta do Maranhão, que não estava incluído nesse grupo e vai prestar o serviço para 400 estabelecimentos rurais.

“Foi uma grande conquista e um reconhecimento do empenho da nossa regional no projeto, considerado prioritário desde o primeiro momento. Agora temos o desafio de executar da melhor maneira possível e estimular os médios produtores a adotarem as tecnologias sustentáveis”, declara Aline. O estado vai contratar 20 técnicos para atuarem na ATeG.

As inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado ainda estão abertas. Os interessados precisam preencher uma ficha disponível no endereço http://bit.ly/1QiXIaB , mas é importante ficar atento, pois as vagas são limitadas.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 2.000 propriedades - nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Maranhão - receberão, também, assistência técnica.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br