Logo CNA

Paraná

AAJ forma mais um grupo de jovens para o futuro profissional
Whats App Image 2021 08 17 at 16 09 47

Programa do Sistema FAEP/SENAR-PR encerrou as 14 turmas de 2020 das usinas do Grupo Santa Terezinha

9 de setembro 2021

Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR

Em agosto, o Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, encerrou mais 14 turmas. As atividades tiveram início em março de 2020 nas usinas do Grupo Santa Terezinha, localizadas nos municípios de Ivaté, Tapejara, Cidade Gaúcha, Rondon, Iguatemi, Paranacity e Terra Rica. Agora, esses 143 jovens estão capacitados para ingressar no mercado de trabalho. Em média, 70% dos aprendizes acabam contratados ao final do programa. Criado em 2010, o programa é balizado pela Lei 10.097/2000, também conhecida como Lei do Menor Aprendiz, que, desde 2000, promove a inclusão social com o primeiro emprego e a capacitação de jovens de 14 a 24 anos, combinando formações teórica e prática. Durante o AAJ, os jovens aprendizes têm a oportunidade de adquirir competências e habilidades que contribuem para o desenvolvimento e crescimento profissional. Além do aprendizado, o programa também proporciona a inclusão do jovem no mercado de trabalho.

De 2010 a 2020, o AAJ já capacitou mais de 1,4 mil jovens, contabilizando quase 150 turmas nas diversas empresas com as quais o SENAR-PR tem parceria. “Desde o início, o AAJ está fazendo história, fornecendo conhecimento técnico e preparação profissional a esses jovens. Este trabalho que fazemos em parceria com o grupo Santa Terezinha e outras empresas do setor é um investimento no potencial desses aprendizes, porque acreditamos no futuro da juventude”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR. “O AAJ tem dois diferenciais importantes: a metodologia e as parcerias que são desenvolvidas com as empresas. Ao combinar essas duas características, o jovem passa por uma verdadeira transformação, adquirindo competências, habilidades e atitudes essenciais para o mercado de trabalho”, avalia Regiane Hornung, técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelo AAJ.

Amadurecimento

Apesar dos desafios impostos pela Covid-19 para as turmas de 2020/21, a avaliação dos instrutores e monitores é positiva. A monitoria também é uma das características do AAJ, que define “padrinhos” para acompanhar e instruir os jovens durante a passagem pelos departamentos da empresa.

“O processo de monitoria é fundamental, porque é nesse momento que eles têm o primeiro contato com a realidade do trabalho, os aspectos da rotina e as normas da empresa, tornando-se parte do quadro de colaboradores. É a formação de um profissional”, afirma Camila Marafão, colaboradora da unidade de Terra Rica e monitora dos aprendizes desde 2012.

Segundo Elizangela Cristina Caparroz Limper, uma das instrutoras do AAJ na unidade de Iguatemi, com a pandemia, foi necessário aprender novas formas de trabalho e de execução das atividades no meio virtual, mas a experiência trouxe bastante crescimento e amadurecimento.

“Para nós, enquanto instrutores, também é uma oportunidade, pois aprendemos a conviver com diferentes gerações. Eles são muito inteligentes, criativos e arrojados, o que nos força a caminhar junto nessa evolução”, afirma Elizangela. “O AAJ é um divisor de águas. O curso traz os jovens para um momento onde eles vão se desenvolver profissionalmente, e, assim, eles saem da posição de apenas estudantes para construir sua carreira e seus objetivos”, acrescenta.

É o caso de Murilo Bataier Guerra, 19 anos, que se formou na turma da unidade de Terra Rica. O jovem, que já se interessava pela área de mecânica, encontrou no AAJ uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e planejar sua carreira profissional. “Foi uma experiência única, desde a parte prática até a vivência na empresa, onde a gente aprende a ter responsabilidades e compromisso. Agora pretendo cursar faculdade na área de tecnologia e levar o que aprendi no AAJ”, revela.

Para a jovem Danielli Vitoria Bergo da Silva, 18 anos, que completou o programa na unidade de Tapejara, o AAJ também trouxe uma experiência inédita.

“Eu quero fazer faculdade de Psicologia, mas também quero me especializar em máquinas, algo que aprendi com o curso e gostei muito. O núcleo básico para mim foi fundamental pelo desenvolvimento pessoal que conquistei. Vou levar o conhecimento para meu futuro, independentemente da área que escolher trabalhar”, relata.

Além do amadurecimento adquirido pelos jovens, segundo Laercio de Oliveira Silva, monitor do AAJ na unidade de Tapejara desde 2011, o AAJ também contribui positivamente para a empresa, que tem a oportunidade de preparar os jovens colaboradores de acordo com as suas estratégias e sua cultura. “Eu costumo dizer que a gente começa construindo o alicerce. Quando o aprendiz é efetivado, ele já tem esse alicerce construído, assim fica mais fácil inseri-lo na empresa e na rotina, é um ganho muito grande”, conclui.

“O Grupo Santa Teresinha tem exercido um papel fundamental para o alcance dos resultados positivos. Nessa parceria, a empresa fornece a estrutura para as aulas teóricas, disponibilizando uma sala para os aprendizes e equipamento para a simulação do conteúdo técnico específico. A empresa também viabiliza os monitores, que são funcionários da empresa, para o acompanhamento dos aprendizes no desenvolvimento da prática profissional que acontece na dependência dos setores ao fim do curso”, destaca Marcia Aparecida Bresciani Pereira, instrutora do programa na unidade de Ivaté.

Curso

A carga-horária do AAJ é de 800 a 1,2 mil horas, dependendo da área de atuação escolhida, sendo metade destinada à prática profissional. No caso das usinas, o curso específico é a mecânica e a manutenção de tratores e máquinas.

O programa é dividido em três fases: Núcleo Básico, no qual os jovens desenvolvem competências comportamentais (gestão de pessoas, comunicação, liderança, cidadania, entre outros); Núcleo Específico, em que são abordados os conteúdos voltados à atividade profissional que irão desenvolver; e Prática Profissional, que ocorre nas oficinas das usinas, no caso das empresas do grupo Santa Terezinha.

Whats App Image 2021 08 20 at 16 55 18 630x420

Terra Rica

Whats App Image 2021 08 20 at 10 49 50 630x420

Paranacity

Whats App Image 2021 08 18 at 16 01 40 630x420

Rondon

Whats App Image 2021 08 20 at 09 49 56 1 630x420

Iguatemi

Whats App Image 2021 08 17 at 11 20 15 630x420

Tapejara

Whats App Image 2021 08 16 at 16 04 51 630x420

Ivaté

Matérias Relacionadas