Logo CNA

9º Encontro Nacional do PISA acontece hoje, em Gramado
Pisa agropecuaria 0 526086002015150611191

Iniciativa é do SENAR-RS, FARSUL e Sebrae-RS

1 de agosto 2016
Por Senar

O 9º Encontro Nacional do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) acontece na Serra Gaúcha nesta segunda-feira, 1º de agosto. A cidade de Gramado abrigará o evento, das 8h30 às 17h10. Trata-se de uma iniciativa do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e as Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná.

O PISA foi criado para difundir tecnologias para a adequação do processo produtivo em propriedades rurais e estimular a produção sustentável de alimentos seguros com qualidade. Atualmente, mais de 500 propriedades produtoras de leite aplicam metodologias que se baseiam em temas como sustentabilidade, organização do sistema produtivo, redução de custos, incremento de renda e integração de atividades.

A partir das 8h30, após o credenciamento dos participantes, o primeiro impacto das apresentações será sobre os dados de dois representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO). Teodoro Calles falará sobre "Sistemas integrados de produção agropecuária: um caminho para a produção sustentável" e Harinder Makkar terá o tema "Em direção a dietas sustentáveis para animais: conceitos, indicadores e um exemplo ganha-ganha".

Ao longo do dia, todos os convidados e o público terão passado pela análise do cenário atual da produção agrícola e suas repercussões na economia.

Confira a programação completa do 9º Encontro Nacional do PISA:

Dia 1º de agosto de 2016
Hotel Wish Serrano - Avenida das Hortênsias, 1.480
8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
9h30 - Sistemas integrados de produção agropecuária: um caminho para a produção sustentável (Teodardo Calles - FAO)
10h05 - Em direção a dietas sustentáveis para animais: conceitos, indicadores e um exemplo `ganha-ganha’ (Harinder Makkar - FAO)
10h40 - Intervalo
11h - O projeto PISA no subtrópico brasileiro (Anibal de Moraes - UFPR)
11h35 - Mesa Redonda
12h10 - Intervalo para almoço
14h10 - Ciclagem de nutrientes e adubação sistêmica em SIPA (Tangriani Assmann - UTFPR)
14h45 - Avaliação da sustentabilidade da alimentação e sistemas agrícolas: a experiência PISA em agricultura familiar (Rafael Bonatto - UFPR)
15h20 - Fórum de agricultores familiares da iniciativa PISA. Casos de sucesso: Rio Grande o Sul, Santa Catarina e Paraná.
16h35 - Mesa redonda
17h10 - Encerramento.

Assessoria de Comunicação do SENAR-RS
www.senar-rs.com.br