Logo CNA

2ª turma de instrutores e gestores da fase estadual do CNA Jovem é formada
Turma 4 0 779350002015150612031

Capacitação realizada em Brasília contou com participantes de 10 estados

30 de março 2016
Por Senar

A segunda turma de instrutores e gestores que serão responsáveis pela realização da etapa estadual do programa CNA Jovem concluiu a capacitação preparatória nesta quarta-feira (30/3), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em Brasília. Representantes de 10 Administrações Regionais da entidade participaram do treinamento: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Paraíba, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Na semana passada, outro grupo com integrantes de nove estados concluíram a mesma formação.

No treinamento – promovido durante dois dias - foram apresentados conteúdos para a execução do programa nos estados, como eixo mobilizador, contextualização do programa, atribuições dos agentes, conceito de liderança do CNA Jovem e processo de avaliação dos participantes, além da programação dos três encontros presenciais previstos. As atividades foram conduzidas por assessores técnicos do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) e pelo consultor da área de Inovação do SENAR, Fernando Ximenes.

Andréa Alves

“As duas capacitações atingiram os objetivos e superaram as nossas expectativas. Tivemos a adesão de muitas regionais e uma grande participação de egressos do CNA Jovem, o que demonstra que o programa está tendo ações de continuidade”, destaca a chefe do DEPPS, Andréa Barbosa Alves.

A etapa estadual do CNA Jovem deve ser realizada até junho, enquanto a fase nacional ocorrerá a partir de julho, em Brasília.

Jovens valorizados nos estados

A capacitação foi considerada “muito rica” e “fundamental” pelos participantes, sejam aqueles que serão gestores ou instrutores da fase estadual do CNA Jovem. Para a gestora do programa em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, o treinamento permitirá que a metodologia seja aplicada de forma homogênea em todos os estados e vai trazer mais segurança para os instrutores, visto que muitos deles são egressos do 1º CNA Jovem e ainda não possuem experiência nessa função. Quanto aos benefícios da nova etapa do programa, ela acredita que irá favorecer o foco em questões estaduais e aproximar os jovens das Federações e das Administrações Regionais do SENAR.

Paula Nunes

“Vai identificar esses jovens lá no interior para serem mais atuantes no nosso estado e, quem sabe, até nacionalmente. Também conseguiremos levantar desafios do Agro e ajudar as Federações a solucionar alguns gargalos específicos para a gente”, opina Paula.

Entre o grupo de egressos do CNA Jovem que agora terá a responsabilidade de ser instrutor, a diretora da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) Fabiana Pinto Frota avalia que estará mais capacitada para orientar os jovens do seu estado a partir do que foi trabalhado em Brasília. Ela ressalta que a capacitação vai ajudar na aplicação e contextualização do programa, enquanto a sua experiência contribuirá na transmissão das informações para os jovens e na parte prática das ações propostas pelo programa.

Fabiana Frota

“Com a edição estadual, os participantes vão chegar mais preparados e focados na fase nacional, com planos de ação muito melhores. Teremos 20 jovens enxergando diferente e trazendo soluções para pontos importantes dentro do estado”, prevê Fabiana.

Saiba mais sobre a edição 2016 do programa CNA Jovem clicando aqui .

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br
Fotos: Tony Oliveira e Wenderson Araújo

Matérias Relacionadas