Logo CNA

GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES

A geração de informação é feita por meio de levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros das principais culturas agropecuárias brasileiras, e é realizado pela CNA em parceria com instituições de ensino e pesquisa, tal como:

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, é responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados de grãos (algodão, arroz, milho, soja e trigo), aves e suínos, pecuária de corte e pecuária leiteira e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), também sediado na ESALQ, é a instituição parceira responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados da cana-de-açúcar. O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), sediado na Universidade Federal de Lavras, faz o levantamento e acompanhamento das informações relativas à cafeicultura e fruticultura (banana, cacau, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melão e uva). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas/TO, é a instituição parceira da CNA para o levantamento e acompanhamento dos dados da aquicultura.

A empresa Labor Rural, sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), é a instituição parceira para o levantamento e acompanhamento das informações referentes à silvicultura. Em 2015, foi incluído a Embrapa Caprinos e Ovinos, sediada em Sobral/CE para a realização do levantamento e acompanhamento para estas culturas.

PAINÉIS

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras de cada produto, em municípios com significativa participação na produção nacional de cada produto. 

O painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a participação de agentes da cadeia de um produto (produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, representantes de casas agropecuárias), para definição de uma propriedade modal na região e levantamento das informações. A propriedade modal é definida como aquela que ocorre com maior frequência na região.