Logo CNA
Sábado, 27 de outubro 2018
Workshop UQBAR - Certificados de Recebíveis do Agronegócio
Ooo
Local Cescon, Barrieu, Flesch e Barreto Advogados Rua Funchal, 418 - 11º andar

POR QUE PARTICIPAR DO WORKSHOP DE CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS DO AGRONEGÓCIO?

O agronegócio tem representado um componente vital de sustentação e do crescimento da economia brasileira nas últimas décadas, tal qual ocorreu historicamente. Com o progresso tecnológico, e mesmo o com difícil avanço institucional do país, o segmento do agronegócio é aquele que tem se provado competitivo e valorizado em termos globais. Parte protagonista desta história é a oferta e a qualidade de financiamento disponível.

Historicamente, o financiamento deste setor se caracteriza pela presença preponderante do crédito direcionado e subsidiado. Porém, dadas as necessidades crescentes dos captadores de recursos e os limites sustentáveis e eficientes do direcionamento subsidiado destes, ainda mais em um quadro atual de penúria fiscal dos entes públicos, faz-se premente a utilização de fontes alternativas de financiamento.

O mercado de securitização, através das operações de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), vem despontando como uma solução de ótimo desenho para atender de forma complementar a demanda crescente por crédito no universo do agronegócio, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades diferenciadas para o investimento. Recentemente, corroborando a importância destas operações, a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) editou, pela primeira vez, norma específica dedicada a elas, a Instrução CVM nº 600 (ICVM 600), contemplando todos os aspectos de estruturação, distribuição e funcionamento referentes a uma operação de CRA.