Logo CNA

Eventos

Terça-feira, 2 de outubro 2018
Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão 2018
Conbap
Local Curitiba

O Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP) 2018, acontecerá de 02 a 04 de outubro, em Curitiba, PR. Pela primeira vez em sua história, desde 2004, quando foi criado, o evento será realizado pela recém-criada Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP).

O ConBAP é um evento bienal que reúne cerca de 800 participantes entre pesquisadores, profissionais de assistência técnica e extensão, professores, estudantes, empresas e produtores rurais, usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da Agricultura de Precisão (AP).

A AP é um conjunto de ações de gestão do sistema de produção que leva em consideração a variabilidade espacial das lavouras e incorpora inovações tecnológicas que permitem o seu tratamento num grau de detalhamento mais elevado que a prática usual, sendo, portanto, mais acurado.

O tema da próxima edição é “A construção dos dados na era da digitalização agrícola" e a estruturação da programação científica do ConBAP 2018 se volta para discussões e reuniões com o intuito de debater sobre os rumos da AP no Brasil. É um conceito válido para qualquer lavoura, de culturas anuais, semi-perenes ou perenes e pastagens e é facilmente estendido, por exemplo, para florestas implantadas; envolve a gestão de todos os insumos como fertilizantes, sementes e outras formas de propagação, agroquímicos, água e mesmo operações de preparo do solo, com estratégias localizadas. Além disso, contempla todas as inovações voltadas à automação das máquinas que executam as operações no campo, melhorando a qualidade do trabalho e facilitando a vida do operador.

O ConBAP contempla palestras, plenárias, painéis setoriais, apresentação de trabalhos científicos, espaço para empresas exporem seus produtos e serviços, além de um espaço para apresentações dos patrocinadores e expositores (“Sala do Mercado de AP”). Tudo isso cria o cenário adequado para relacionamento com os profissionais e usuários que trabalham com Agricultura de Precisão no Brasil e no mundo.