Logo CNA

Publicações

Artigo
27 de junho de 2016
Reconhecimento do agronegócio
banner.png
POR CNA

Ao fim do primeiro semestre, os indicadores econômicos gerais apontam para mais um ano de números negativos e crescimento contido no país. A exceção, mais uma vez, deve ser o agronegócio, que por sua crescente tecnificação e diversificação produtiva – assim como pela natureza indispensável dos alimentos à vida humana –, continua salvando a economia brasileira.
 
O reconhecimento, no entanto, nem sempre é à altura. Talvez pela distância entre os universos rural e urbano, falta valorização ao trabalho do homem do campo, tanto por parte da sociedade, quanto do governo. Não apenas da contribuição econômica, mas do desempenho diário do setor em levar à mesa dos brasileiros alimentos baratos e de qualidade. Divulgar esses feitos e dar visibilidade ao nosso agronegócio é uma meta que, aos poucos, começa a ser trilhada, com cada vez mais investimentos em publicidade e interesse da mídia.
 
Outra importante frente de divulgação são os eventos do setor promovidos nos centros urbanos. Feiras, exposições, campeonatos e leilões trazem um pouco da rotina do campo às cidades. Embora o foco sejam os negócios, gerando grandes valores e apresentando novidades e avanços, o caráter festivo atrai a simpatia do público urbano.
 
Exemplos em plena capital mineira não faltam. Somente neste mês de junho, o Parque da Gameleira sediou a 56ª Exposição Estadual Agropecuária e a 13ª Megaleite, maior evento nacional da cadeia produtiva do leite, e que, neste ano, foi realizada pela primeira vez em BH. Em tempos de intensa urbanização, esta é uma função social, didática, de trazer às famílias e crianças da capital a oportunidade de conhecer esse universo, ter contato com os animais e conhecer a origem dos alimentos que consome.
 
Em setembro, o destaque será a 4ª Semana Internacional do Café, no Expominas.  O evento, que tem a Faemg entre as entidades promotoras, é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil em todo o mundo. Tem como objetivo reunir toda a cadeia produtiva e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores, além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor. Anualmente, movimenta milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. A cada edição, a pujança e a solidez deste evento vem consolidando a SIC entre os maiores encontros do setor no mundo. Estamos posicionando o Brasil em seu lugar, correto e devido, no mundo dos cafés especiais.
 
E assim vemos também, em um número crescente de eventos promovidos pelo agronegócio – seja da pecuária, do setor de grãos, de hortifruti ou outra cadeia produtiva – a merecida valorização do trabalho do homem do campo e da grande contribuição de nossa agricultura e pecuária ao país.

*Roberto Simões é Presidente do Sistema FAEMG.