Logo CNA

Publicações

Artigo
20 de junho de 2016
PEC Nordeste: 20 anos de profícuo trabalho
banner.png
POR CNA

O Seminário Nordestino de Pecuária – PEC Nordeste 2016, realizado no período de 21 a 23 de junho, chega a 20 anos de ação ininterrupta em prol do desenvolvimento da pecuária nordestina. Essa é a principal atividade do semiárido que, no Ceará, abrange as cadeias tradicionais da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura, que se estendem por mais de 90% do território cearense. É um rebanho de mais de 6 milhões de cabeças que representa o sustentáculo econômico de uma população superior a 3 milhões de pessoas.

Foi analisando essa representatividade que a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará criou esse instrumento, que tem na difusão tecnológica sua missão primordial. Nesse percurso juntaram-se a nós grandes parcerias como os governos estadual e federal, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), hoje copromotor dessa realização vintenária.

Sua metodologia de ação concentra-se nas cadeias produtivas da pecuária, hoje já abrangendo sete segmentos que, com o passar dos anos, foi agregando novas e florescentes cadeias como a apicultura, a aquicultura e pesca, a avicultura, a equinocultura e a suinocultura.

Dentre os instrumentos metodológicos utilizados no processo de capacitação destacam-se as palestras, proferidas por técnicos e professores renomados da região e de todo o Brasil, além de oficinas, mesas redondas e minicursos. Também tornaram-se grandes atrativos do PEC as exposições e torneios de animais vivos, em pleno Centro de Eventos do Ceará.

Finalmente, apesar dos cinco anos consecutivos de seca, o PEC Nordeste cresce ano a ano e os conhecimentos ali absorvidos comprovam que as atividades agropecuárias do semiárido avançam, sinalizando uma perfeita convivência com as intempéries climáticas.

* Flávio Saboya é Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC / presi@faec.org.br