Logo CNA

Publicações

Artigo
3 de agosto de 2017
Os hormônios das vacas gestantes passam para o leite e causam doenças no ser humano? Mito ou Verdade?
banner.png
POR INSTITUTO CNA

Mito!  As vacas gestantes apresentam níveis elevados de estrógeno em seu leite no final da gestação. Por esta razão, surgiu uma hipótese de que esses hormônios poderiam causar alguns tipos de câncer e outros problemas reprodutivos relacionados ao consumo de leite. 

Mas, os resultados de uma pesquisa recente, conduzida na Eslovênia e publicada no Journal of Dairy Science, mostraram que esta suposição é infundada. Os pesquisadores observaram que o consumo de leite, contendo 10 vezes mais estrógeno que a quantidade presente no leite de vacas gestantes, não alterou os níveis sanguíneos de estrógeno, o peso dos órgãos sexuais e as concentrações de testosterona em ratos machos ou fêmeas.

Na verdade, esses parâmetros só foram alterados quando os pesquisadores aumentaram em mais de 1000 vezes a quantidade de estrógeno presente no leite, em relação àquela encontrada em vacas gestantes, ou seja, uma condição impossível de ocorrer. 

Com isso, concluíram que o estrógeno presente no leite não chega à corrente sanguínea, sendo filtrado pelo fígado e excretado. Por isso, seu consumo não traz riscos potenciais à saúde do consumidor de leite. 

 

Por Por: Flávia Fontes, DSC. Nutrição Animal, Editora da Revista Leite Integral e do Movimento #bebamaisleite

Fonte: Journal of Dairy Science, Vol. 99, Issue 8, p6005–6013, 2016

 

Áreas de atuação