Programa

Alimentos Artesanais e Tradicionais

COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING
Ações de promoção dos produtos alimentares artesanais e tradicionais

Mercado CNA

Plataforma de comércio eletrônico

A CNA lançou, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma plataforma nacional de comércio eletrônico para reunir produtores rurais, aplicativos, redes de supermercados e prestadores de serviço de frete para facilitar a comercialização de produtos do campo.

No portal mercado.cnabrasil.org.br, o produtor cadastra a sua região e os produtos que têm à disposição para venda. O interessado em comprar informa sua demanda e abrangência. As entregas serão feitas por empresas de logística com atuação nacional ou regional cadastradas na Plataforma.

Direcionado ao produtor rural, foi lançado o guia com orientações sobre como comercializar seu produto pela internet. A publicação traz informações sobre embalagem, volume, peso e dicas de como tornar o produto mais atrativo para o consumidor.

Feira Segura

Feira de hortifruti livre de coronavírus

O Sistema CNA/Senar lançou o Guia Feira Segura para orientar estados e municípios a promover feiras livres evitando o contágio por patógenos. O documento segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e traz dicas para organizar e comercializar produtos alimentícios nos sistemas convencional e drive-thru, com intuito de escoar a produção agropecuária fresca e garantir alimento de qualidade à população brasileira.

O guia orienta promover as feiras em ambientes ao ar livre, higienizar veículos de transporte e os equipamentos e utensílios em contato com os produtos, o posicionamento das barracas, com distância mínima de 1,5 metro uma da outra, além de orientar sobre o condicionamento, precificação e cobrança dos produtos.

O modelo de feira drive-thru traz um cardápio onde o cliente poderá escolher o produto que já estará higienizado com água e sabão e embalado. Na estação de atendimento será possível fazer o pedido e o pagamento com máquinas de cartões envoltas em plástico.

PRÊMIO “BRASIL ARTESANAL 2019 - CHOCOLATE” 

O Prêmio foi realizado no estande do Sistema CNA/SENAR/ICNA durante o 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. Além do prêmio, outras duas ações aconteceram: Rodada de Negócios Internacional e Vitrine de Negócios.
Data: 8 a 9 de outubro de 2019
Local: Transamérica Expo Center, São Paulo/SP.

Vitrine de Negócios

Promover a prospecção de novos fornecedores para seus negócios a partir deste encontro. No dia 09 de outubro, no estande do Sistema CNA/SENAR/ICNA durante o 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo/SP, durante o período de coffee-break e de almoço. 

Vídeos

Conheça algumas soluções e alternativas que auxiliam na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor aos alimentos artesanais e tradicionais.