Alimentos

Artesanais e Tradicionais

CAPACITAÇÃO E ATEG

Assistência Técnica e Gerencial - ATeG

Criar soluções específicas por meio de visitas personalizadas, analisando separadamente cada situação, sem oferecer um pacote tecnológico predeterminado, mas buscando levar inovações que resultem em eficiência econômica.

Capacitação

A Capacitação do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais está vinculada diretamente à Linha de Ação Agroindústria e visa capacitar os produtores e trabalhadores de agroindústrias artesanais para produzir com base nas boas práticas de fabricação e na legislação específica.

Assitência Técnica e Gerencial - ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG), tem o objetivo de estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuados, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e ainda, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade.

Dessa forma, permite oferecer ao proprietário assistido a elaboração do diagnóstico de seu empreendimento, determinando os pontos fortes e fracos da propriedade. A partir disso, criar soluções específicas por meio de visitas personalizadas, analisando separadamente cada situação, sem oferecer um pacote tecnológico predeterminado, mas buscando levar inovações que resultem em eficiência econômica.

A metodologia de ATeG está fundamentada em cinco etapas, que abrangem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme o esquema a seguir: 

CAPACITAÇÃO

O Senar tem a missão de realizar a educação profissional, a assistência técnica e as atividades de promoção social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Por meio da formação profissional rural, o Senar tem o objetivo de desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atividades para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades da efetiva qualificação para o trabalho com a perspectiva de elevação da condição sócio profissional do indivíduo.

Vincula-se diretamente ao mundo do trabalho e está associada à informação e à orientação profissional, centrada em ocupações reconhecidas no mercado de trabalho rural para a definição das ofertas educativas a serem adequadas ao nível tecnológico dessas ocupações. Assume, ainda, identidade e características próprias, objetivos profissionalizantes e conteúdos ocupacionais centrados no processo de trabalho, resultando em ganhos e aumento de produtividade para o produtor e o trabalhador rural.

A Capacitação do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais está vinculada diretamente à Linha de Ação Agroindústria e visa capacitar os produtores e trabalhadores de agroindústrias artesanais para produzir alimentos artesanais, com base nas boas práticas de fabricação e na legislação vigente e específica.

Nela serão abordados temas como saúde do manipulador, higiene pessoal, uniforme e uso de equipamentos de proteção individual, controle de água na agroindústria, estrutura física, higienização e manutenção de equipamentos, instalações e utensílios, fornecedores, qualidade da matéria-prima e insumos, fluxo de produção, processos de controle de qualidade, boas práticas de fabricação, análise de riscos e pontos críticos de controle, procedimentos operacionais padronizados, emprego de tecnologia, custo de produção, embalagens, marcas e rótulos e outros temas diretamente ligados ao processamento de alimentos.