Logo CNA

Aplicativos para o Semiárido

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL DO PROJETO FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO

<br>

Conheça os principais aplicativos voltados para a região Semiárida:

Orçamento Forrageiro

O Pasto Certo é um aplicativo que permite o acesso, de forma rápida e integrada, das características das principais cultivares de forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e outras de domínio público. Com esse aplicativo é possível identificar/diferenciar as cultivares e se informar sobre as principais recomendações de uso e restrições de cada cultivar.

Palavras-chave: pastocerto, pasto, pastagem, capim, capins, forrageira, forrageiras, forragem, Brachiaria, braquiária, Panicum, gramínea, gramíneas. Conheça!

Pasto Certo


O aplicativo simula o balanço entre a oferta e a necessidade de forragem, fornecendo um relatório que informa quanto da demanda está sendo atendida pelo pasto nativo. Em caso de balanço de forragem positiva o usuário pode optar por alterar a quantidade de animais no rebanho. Em caso de balanço de forragem negativo o usuário poderá optar por alterar o tamanho do rebanho ou alterar as fontes suplementares de forragem. 

O aplicativo propicia o uso do pasto nativo sem degradá-lo e fornece informações ao usuário que facilitam o processo de tomada de decisão referente à gestão do recurso forrageiro na propriedade, minimizando riscos e maximizando lucros. Conheça!

Suplementa Certo                              
O Suplementa Certo é uma aplicação para avaliação de custo/benefício da suplementação na seca e é fruto da parceria Embrapa Gado Corte e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. É a primeira aplicação para dispositivos móveis da Embrapa para ajudar o produtor rural na tomada de decisão da nutrição de bovinos de corte.

Essa ferramenta permite ao pequeno, médio e grande produtor da cadeia de carne bovina comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto de suplementação, de diferentes marcas. Permite, também, realizar a comparação com dois tipos de suplementação distintas: suplementação com sal proteinado e semi-confinamento. Tudo isso da comodidade de um smartphone ou tablet que possua o sistema operacional Android. Não há necessidade de conexão com a Internet para usá-lo. Conheça!
Doutor Milho

Não perca tempo! Baixe agora mesmo o aplicativo Doutor Milho e tenha acesso a um verdadeiro instrumento de apoio à tomada de decisão para alcançar o sucesso na sua lavoura de milho! É a Embrapa cumprindo com a sua missão de fazer ciência que transforma! Conheça!


GisLeiteAPP

O GisleiteApp é um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones ou tablets) da plataforma Gisleite (Gestão Informatizada de Sistemas de Produção de Leite), desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite.

O seu objetivo é facilitar a coleta de dados nos sistemas de produção, inclusive em locais sem disponibilidade de acesso à Internet.

As principais funcionalidades incluem o registro de coberturas, registro de diagnósticos de prenhez, registro de partos/nascimentos, registro de controle leiteiro, registro de encerramento de lactação, registro de pesagens, registro de movimentações e consulta a relatórios. Conheça!

Prosa Rural

O aplicativo Prosa Rural proporciona acesso a arquivos de áudio dos programas de rádio produzidos pela Embrapa Informação Tecnológica, como também à rádio on-line do Prosa Rural.

Os arquivos de áudio e os programas da rádio on-line, estão classificados por regiões, em conformidade com a classificação no site da Embrapa. Conheça!

CiCarne

Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne) foi criado no ano de 2014 no âmbito da Embrapa Gado de Corte. O CiCarne está associada a atividades de inteligência competitiva da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, sendo a primeira iniciativa com esta abordagem no Brasil. A sua utilização permitirá a tomada de decisão mais qualificada dos gestores, promovendo ganhos individuais e coletivos para os agentes da pecuária de corte brasileira. O grande mérito da criação do CiCarne é organizar a captura e qualificação de informações-chave, para diferentes contextos (regiões, biomas, sistemas de produção, etc), beneficiando o adensamento da troca de informações e experiências entre os colaboradores da Embrapa e sua Rede de Conhecimento. Conheça!

Guia InNat

Com esse aplicativo você pode acessar imagens de agentes naturais de controle de pragas agrícolas, informar-se sobre os predadores e parasitoides, as características morfológicas das principais famílias, o ciclo de vida e a função desses artrópodes como controladores de pragas. Esse aplicativo ainda permite que você compare uma foto de inseto tirada com a câmera do celular com as imagens da galeria do Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas - Guia InNat. Conheça!

Nutri Meio-Norte

O aplicativo Nutri Meio-Norte foi criado com o objetivo de ser uma plataforma com vários módulos (diferentes culturas agrícolas) para avaliação e diagnose foliar empregando ferramentas de balanço nutricional. A primeira versão que se pretende apresentar foi concebida com a criação de banco de dados de lavouras representativas da Região Meio-Norte com a análise de tecido vegetal da folha diagnóstica (macro e micronutrientes) e o levantamento da produtividade de talhões de áreas comerciais cultivadas com soja (Glicine max), dos Estados do Piauí e do Maranhão – Nutri Meio-Norte: módulo Soja. De posse do banco de dados com as informações mencionadas (análise de tecido vegetal e produtividade) aplicou-se os métodos DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação) e o CND (Diagnose da Composição Nutricional), os quais relacionam os nutrientes e suas interações apresentando índices de cada macro e micronutriente em relação a uma população de referência, ou seja, as normas geradas são provenientes de lavouras de alta produtividade, ainda, é apresentado o índice de balanço nutricional ou desequilíbrio da amostra, e é possível verificar os nutrientes mais excessivos ou deficientes. Conheça!

CIM Custos

O aplicativo Custos de Produção de Caprinos e Ovinos (CIM Custo) é uma ferramenta que permite ao usuário calcular, de forma simplificada, os custos do seu sistema de produção de caprinos e ovinos, e consequentemente determinar a rentabilidade da atividade. O aplicativo dispõe de quatro módulos de entradas de informações (índices zootécnicos do rebanho; especificação dos valores das despesas variáveis; especificação dos valores de depreciação e impostos), além da especificação de receitas geradas pelo sistema de produção. Conheça!

CIM Rebanho

O aplicativo do Centro de Inteligência de Caprinos e Ovinos é uma ferramenta que possui dois objetivos específicos: disponibilizar informação e realizar cálculos. O primeiro objetivo se refere à disponibilização de forma simplificada das principais e mais atuais estatísticas do setor de caprinos e ovinos. O segundo objetivo se refere à possibilidade do usuário realizar com a inserção de alguns índices zootécnicos a simulação de uma evolução de rebanhos para caprinos e ovinos. Conheça!

Agritempo

O aplicativo móvel Agritempo - Sistema de Monitoramento Agrometeorológico - permite aos usuários o acesso, via Internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC), uma política mantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Este aplicativo possui as seguintes funcionalidades: mapas de monitoramento, mapas de previsão do tempo, mapas de índice de seca e histórico de chuvas. Adicionalmente, o usuário pode selecionar os estados que deseja consultar e também verificar os mapas disponíveis para a sua localização (latitude e longitude) via GPS (Global Positioning System). Conheça!

Roda da Reprodução

A Roda da Reprodução é um aplicativo móvel para auxiliar no gerenciamento de rebanhos leiteiros. A ferramenta permite monitorar de maneira simples os estágios produtivos e reprodutivos de um rebanho.

O aplicativo apresenta o rebanho em um Roda que permite a visualização rápida da situação produtiva e reprodutiva, por meio de cores e posicionamento. O uso correto permite que rapidamente seja possível identificar animais com problemas reprodutivos, assim como programação de coberturas, visualização da distribuição dos partos, proximidade da data de secagem das vacas, identificação de animais com período de lactação curto e previsão de proximidade de retorno ao cio. Conheça!



Agritempo GIS

O aplicativo móvel Agritempo GIS, fornece o acesso à funcionalidade WebGIS do sistema Agritempo (www.agritempo.gov.br). O app permite o acesso a dados agrometeorológicos de maneira facilitada para diversos estados e municípios brasileiros. O AgritempoGIS possui as seguintes funcionalidades: Monitoramento, previsão, índice de seca, e previsão de geadas. Além disso, há a possibilidade de pesquisar por um estado ou município e adicionar localizações aos favoritos para personalizar o acesso à informação. Há também a funcionalidade GPS, que fornece as informações de acordo com a localização física do usuário. O usuário pode selecionar diferentes camadas, incluindo os biomas brasileiros. Conheça!