DÚVIDAS

Sistema da CNA que permite ao Produtor Brasileiro realizar a rastreabilidade e rotulagem de Frutas e Hortaliças com baixo custo 

Saiba quais são as perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas:

Há alguma fidelização ou obrigação se eu quiser sair? Como faço para cancelar meu cadastro?

Não há fidelização ou alguma obrigação ao sair. Sua adesão é voluntária.
Para cancelar o cadastro, basta seguir os seguintes passos:
- o login no sistema,
- clicar em “Adesão ao Protocolo”,
- clicar na aba “Minhas Adesões”,
- na coluna “Ações” clicar no ícone “Cancelar Adesão” e
- confirmar o cancelamento.
Caso queira aderir novamente, basta seguir o processo:
- o login no sistema,
- clicar em “Adesão ao Protocolo”,
- clicar na aba “Nova Adesão”,
- preencher os campos e
- clicar no botão “Realizar Adesão ao Protocolo”. 

Para que serve o cadastro de Administrador e Responsável Técnico?

O cadastro deles não é obrigatório. Eles são pessoas que, uma vez cadastrados, irão receber um login/senha para operar o sistema para a propriedade que forem vinculados.
Pensando nos técnicos que prestam assistência aos pequenos e médios produtores, nós criamos dois perfis (Administrador e Responsável Técnico) onde o produtor cadastrado pode indicar um técnico para administrar a sua propriedade no sistema, e/ou ser seu responsável técnico. Esse Administrador/Responsável Técnico recebe um login e senha onde ele poderá acessar as propriedades as quais ele é responsável, e não tem custo algum. 

Questiono sobre a análise dos meus produtos se a AGRI TRACE fornece essas análises dos vegetais( laudos), existe algo na legislação que fale disso? 

O Sistema AgriTrace não fornece laudos de conformidade dos produtos e a legislação vigente não obriga a realização desses laudos. Ocorre que alguns programas de segurança alimentar realizam esse tipo de laudo;
2. O Sistema AgriTrace não visita propriedades, pois o processo de rastreabilidade conforme a legislação é apenas declaratório;.

Quero receber mais informações sobre a rastreabilidade dos produtos ou se tiver o contato com quem posso tirar melhor minhas dúvidas.

No nosso site tem muitas informações sobre a Instrução normativa, a rastreabilidade e os manuais para uso do sistema. Também poderá descrever suas dúvidas para o nosso e-mail.

Sou um Centro de Distribuição (Associação, Sindicato, Cooperativa, Rede arejista/atacadista), como devo proceder com meus fornecedores (produtores)?

Se os seus fornecedores aderirem à nossa solução, basta convida-los no sistema e eles deverão aceitar. Caso não aceitem o convite ou não estejam cadastrados, então deverá digitar manualmente as informações dos seus fornecedores.

Sou produtor e compro de outros produtores o mesmo produto que produzo para vender tudo junto. Como posso fazer isso?

Para garantir a rastreabilidade, você deve manter seu cadastro de produtor e criar cadastro como sendo um Centro de Distribuição. Assim, você como sendo um Centro de Distribuição, poderá juntar o lote dos produtores, inclusive o seu, e comercializar. Desta forma a rastreabilidade é garantida até os outros produtores.

Eu presto assistência para alguns produtores. Como posso usar o sistema?

Os produtores os quais você presta assistência devem se cadastrar no sistema e te indicar como Responsável Técnico ou Administrador. Dessa forma você irá receber um login e senha e quando acessar poderá escolher entre todas as propriedades as quais você foi vinculado.

Quais os recursos e equipamentos para a utilização do Agri Trace?

Internet para acesso ao sistema, computador com acesso à internet, impressora conectada ao computador para a impressão das etiquetas. E caso tenha interesse, celular para baixar o aplicativo onde poderá preencher as informações e enviar ao sistema.

É necessário o uso de alguma impressora de etiquetas específica?

Não, podem ser impressoras comerciais que aceitam imprimir etiquetas comuns. Inclusive usamos etiqueta padrão comercial adquirido em qualquer papelaria e até etiquetas personalizadas para impressoras térmicas.

Sou produtor arrendatário, mas não sou o proprietário da propriedade onde produzo, que informações devo cadastrar?

Lance as informações normalmente, porém cadastre somente a área utilizada e nos anexos acrescente seu contrato de arrendatário.

Vocês fazem o rastreamento somente de produtores ou de empresas também.

Fazemos de pessoa física, pessoa jurídica ou ainda pessoa jurídica tipo Associações, Sindicatos, Cooperativas, Redes varejistas/atacadistas, etc, onde tratamos como “Centro de Distribuição”.

Cadastrei o e-mail errado no sistema, como faço?

Nos encaminhe um e-mail informando o CPF/CNPJ, nome, e-mail errado e telefone cadastrados. E também qual seria o e-mail correto. Iremos promover a alteração e retornaremos.

Que informações devo colocar no caderno de campo?

O caderno de campo é para o seu controle. Lance as informações referentes ao trato da cultura, como: aplicação de agroquímicos, adubação, poda, limpeza, etc.

Tenho que ter 1 caderno de campo para cada propriedade?

Sim, o caderno de campo é um documento da propriedade, e nele devem ser registrados os insumos utilizados em cada área de plantio de cada propriedade.

Como é feita a cobrança: por propriedade ou por produto? 

A cobrança é feita por adesão, não importando a quantidade de produtos. Nosso sistema é limitado a até 3 propriedades por adesão.

Gostaria de testar e explorar o sistema. É possível?

Mediante um “acordo de cooperação” é possível liberar acesso a um ambiente nosso e por um período de tempo determinado.

Qual o compromisso de confidencialidade das informações cadastradas?

As únicas informações expostas são as que estão nas etiquetas, conforme a INC 02/2018 ANVISA/SDA-MAPA .

O sistema não possui a Cultura e nem a variedade que eu produzo, como proceder.

Basta nos encaminhar uma lista dos seus produtos, por e-mail, que iremos incluir.