Sobre a cna

Principais conquistas

O Sistema CNA/SENAR existe e atua com o propósito único de ajudar os produtores rurais a conquistar os instrumentos e condições de que precisa para semear suas vitórias.

É o Sistema que defende, trabalha e fala em nome de quase 5 milhões de produtores rurais  do Brasil. Constituído de forma piramidal, tem em sua base 1.949 Sindicatos Rurais e 1.123 extensões de base, segundo dados do Departamento Sindical – DESIN em 12/11/2014. 

Esses sindicatos são representados por 27 federações estaduais, que tem na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a sua representação máxima. Criada pelo Decreto-Lei nº 53.516, de 31 de janeiro de 1964, a entidade é a legítima representante do setor rural brasileiro. Essa estrutura garante a presença do Sistema CNA em qualquer ponto do País.

Com a contribuição dos produtores rurais, o Sistema CNA/SENAR/ICNA conseguiu fazer muito em 2016. Acesse a cartilha e confira as principais conquistas:

• Prorrogação para 31 de dezembro de 2017 do prazo de adesão ao CAR, o Cadastro Ambiental Rural, permitindo que todos os produtores se adaptem às normas do novo Código Florestal Brasileiro.
• Liquidação e renegociação das dívidas dos produtores das regiões Norte (Matopiba) e de municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
• Liquidação e renegociação das dívidas dos produtores da região Nordeste contraídas até dezembro de 2011.
• Aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei de Contratos de Integração Agroindustrial, que regulamenta a relação entre o produtor rural e agroindústria.
• Consolidação do Canal do Produtor TV, uma emissora digital que leva informação, educação e assistência diretamente ao homem do campo
• Criação do Observatório da Criminalidade no Campo, como forma de alertar as autoridades para o problema da segurança nas áreas rurais.
• Criação do Conselho do Agro, com a participação de 14 entidades do setor, para defender em conjunto e de forma articulada os interesses do produtor.
• Lançamento da Plataforma de Qualidade – Carne Bonifcada, que vai garantir maior rentabilidade para o pecuarista
• Conseguimos ampliar o acesso a produtos agropecuários brasileiros a novos e promissores mercados em todo o mundo. Também criamos a Rede InterAgro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e as Federações de Agricultura dos estados brasileiros, com o objetivo de sensibilizar e capacitar produtores rurais para o comércio exterior. Além disso, desenvolvemos o Programa Intercâmbio AgroBrazil que permite um contato próximo e direto entre produtores rurais brasileiros e representantes de delegações estrangeiras no Brasil. O objetivo do projeto é apresentar a realidade da produção agropecuária brasileira, e as ações técnicas que a tornaram o principal setor da economia do país.