Formulário de seleção de cidade

Sobre

Entenda a atuação da CNA

MISSÃO E OBJETIVOS

Missão

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como missão representar, organizar e fortalecer os produtores rurais brasileiros. Defende, também, seus direitos e interesses, promovendo o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário. Para tudo isso se tornar realidade, a CNA congrega associações e lideranças rurais e participa, de forma ativa e permanente, das discussões e decisões sobre a política nacional agrícola.

Objetivos

  • A união da classe produtora rural;
  • A defesa do homem do campo e da economia agrícola;
  • A valorização da produção agrícola e a preservação do meio ambiente associada ao desenvolvimento da agropecuária e da produção de alimentos;
  • A defesa do livre comércio de produtos da agropecuária e agroindústria;
  • Buscar e demonstrar o correto conhecimento dos problemas e soluções apropriadas às questões da categoria econômica.

Como a estrutura da CNA
atua em defesa do produtor

Como a estrutura da CNA atua em defesa do produtor

Os recursos da CNA vêm contribuição sindical

Os recursos arrecadados pela contribuição sindical são distribuídos conforme estabelece o artigo 589 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho): 60% para o sindicato rural; 20% para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); 15% para a Federação da Agricultura e 5% para a CNA. Sua obrigatoriedade está prevista no artigo 149 da Constituição federal, que determina o caráter tributário da contribuição. Significa que o pagamento é compulsório, independente de o contribuinte ser ou não filiado a sindicato. Esta contribuição existe desde 1943 e é cobrada de todos os produtores rurais - pessoa física ou jurídica - conforme estabelece o Decreto Lei nº 1.166, de 15 de abril de 1971, com a redação dada pelo artigo 5º da Lei 9701, de 18 de novembro de 1998.

Os recursos da CNA
vêm contribuição sindical

Os recursos da CNA vêm contribuição sindical