Programa de Qualidade Nelore Natural

Programa de Qualidade Nelore Natural - Temporáriamente Indisponível

O Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), em operação desde 2001, foi desenvolvido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, com o objetivo de oferecer ao consumidor cortes de carne bovina com origem conhecida e qualidade controlada.
 
Os volumes de animais abatidos e carne produzida posicionam o PQNN entre os principais programas de qualidade de carne do país. Desde 2015, através do PROTOCOLO NELORE NATURAL, conta com o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
O Programa encontra-se em operação em unidades frigoríficas localizadas nos estados com maior produção pecuária do país. A lista de frigoríficos participantes pode ser verificada em www.canaldoprodutor.com.br/frigorificos.
 
O participante do Programa de Qualidade Nelore Natural pode receber premiações de até 3% sobre o valor da arroba, de acordo com a classificação das carcaças de seus animais, seguindo a tabela de premiação abaixo. Para participar e receber as premiações basta fazer sua adesão, ser associado e estar em dia com a ACNB. A anuidade é de um salário mínimo.

Podem participar do Protocolo animais Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça: pelagem de cor branca, cinza ou manchada de cinza, e presença de cupim.
 
Os animais devem ser mantidos a maior parte de sua vida alimentando-se de forrageiras, com ou sem suplementação, sendo que no período de terminação para o abate, os animais podem receber ração total ou parcial em cochos, respeitando-se a legislação vigente.
 
Em relação ao sexo e à idade, podem participar:
 
1. machos castrados com até 06 (seis) dentes incisivos permanentes;
2. machos inteiros sem dentes incisivos permanentes (dentição de leite completa); e;
3. fêmeas com até 04 (quatro) dentes incisivos permanentes.
 
No que diz respeito ao peso, as carcaças quentes dos animais devem ter peso mínimo de 255kg (17@) para os machos e 195kg (13@) para as fêmeas;
 
A cobertura de gordura das carcaças destinadas à produção da carne Nelore Natural tem entre 3 e 10 mm, distribuída uniformemente na carcaça.
 
Como o produtor pode participar:
 
- Cadastre seu email junto à unidade estadual de atenção a sanidade agropecuária/unidade veterinária local (UVL)/escritório de atendimento a comunidade (EAC);
 
- Caso não seja sócio em dia com a ACNB, entre em contato com a ACNB através do telefone (11) 3293.8900 ou do site www.nelore.org.br/Institucional/Associados/Cadastro;
 
- Realize sua adesão ao Programa através do site www.nelore.org.br ou no botão abaixo:

- Entre em contato com um dos frigoríficos parceiros para comercializar seus animais para o abate. Consulte a listagem dos frigoríficos parceiros do Programa de Qualidade Nelore Natural e clique em Lista de unidades.pdf
 
- Acompanhe seus resultados e premiações. Em caso de dúvidas, contate o técnico da ACNB responsável pela unidade onde os animais foram abatidos.