Programa Carne Devon Certificada

Programa Carne Devon Certificada

Este protocolo visa estabelecer as regras e procedimentos para embasar a rotulagem, identificação e/ou emissão de certificação oficial brasileira à carne de bovinos da raça Devon, com características de carcaças e sistema de produção específicos, para comercialização no mercado interno e/ou exportação, em atendimento à Circular nº 011/2015 DIPOA/SDA/MAPA, que trata do registro de rótulos com indicação de raça. 

É detentora deste protocolo a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE DEVON – ABCD, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 89.874.267/0001-11, Av. Fernando Osório, 1754 conj. 24, CEP 96.055-000, Pelotas/RS, subdelegada pela Associação Nacional de Criadores – Herd Book Collares, tendo entre suas finalidades estatutárias o fomento à criação de animais da raça Devon, em todo o território nacional. A entidade desenvolve ainda um trabalho que contempla e caracteriza o Selo Carne Devon Certificada , de forma que o mesmo somente pode ser utilizado para fins comerciais, inclusive por terceiros, quando devidamente conveniados e/ou autorizados pela mesma. 

A ABCD, na condição de entidade promocional, está habilitada a realizar provas e programas de seleção zootécnica de animais de corte para fins de produção, tipificação de carcaças, in vivo ou durante o processo de abate, e avaliação qualitativa das carnes dos animais da raça Devon e seus cruzamentos.

Este protocolo tem sua aplicabilidade em todo território nacional abrangendo:
I.    produtores rurais e suas respectivas explorações pecuárias de bovinos da raça Devon e seus cruzamentos, com sistema de criação de acordo com os parâmetros especificados; 
II.    estabelecimentos de abate que processam esses animais, gerando produtos e subprodutos de origem animal; e 
III.    empresas que desossam, porcionam ou industrializam carne oriunda de bovinos do Protocolo Carne Devon Certificada, em estabelecimentos próprios ou de terceiros, para produção de produtos de origem animal. 

Este protocolo visa atender aos requisitos necessários para a rotulagem, identificação, utilização do Selo Carne Devon Certificada, para animais puros e cruzados, e/ou emissão de Certificação Oficial Brasileira à carne de bovinos da raça Devon, para produtos no mercado interno e para exportação, respaldando processos e garantindo que os produtos resultantes serão oriundos exclusivamente de: 

I.    animais com dentição de leite (DL) e com, no máximo até 4 dentes (4D); 
II.    no mínimo 50% de sangue DEVON, aceitando tanto machos como fêmeas provenientes de cruzas com raças Europeias, Britânicas ou Zebuínas.

1. Quanto ao sexo:
a) machos castrados; 
b) machos inteiros; e 
c) fêmeas. 

2. Quanto à idade:
a) 0 dentes incisivos permanentes (até 18 meses aproximadamente); 
b) 2 dentes incisivos permanentes (de 18 a 24 meses aproximadamente);e
c) 4 dentes incisivos permanentes (de 24 a 31 meses aproximadamente).

3. Quanto à cobertura de gordura:
a) padrão 1: gordura subcutânea mediana (3 a 6mm); 
b) padrão 2: gordura subcutânea uniforme (6 a 10mm); 

Conheça o Programa de incentivo - Sistema de Primiação Devon - Frigorífico São João:
http://www.cnabrasil.org.br/sites/default/files/sites/default/files/uploads/programa_de_incentivo_-_devon.pdf

Saiba onde encontrar produtos Devon:
http://www.frigorificosaojoao.com.br/onde-encontrar

Como o produtor pode participar:
 

- Cadastre seu email junto a uma unidade estadual de atenção zootécnica/Inspetoria Veterinária - Agência ou Órgão de Defesa Agropecuária 
- Realize sua adesão ao Protocolo Carne Devon Certificada no botão abaixo:


 
Envie seus animais para abate em um dos frigoríficos parceiros

- Consulte a listagem dos Frigoríficos do Programa Carne Devon Certificada em Lista de unidades.pdf  (atualizada em 28/04/2017)