Programa Carne Certificada Hereford

Programa Carne Certificada Hereford

O Programa Carne Certificada Hereford estabelece um conjunto de regras a serem cumpridas para a autorização do uso da denominação da raça bovina Hereford na rotulagem das carnes brasileiras, com o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao consumidor e permitir a ampliação e conquista de mercados internacionais, pois integra o sistema de certificação oficial do Brasil, através do Plataforma de Qualidade - Carne Bonificada, da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

O Programa Carne Certificada Hereford faz parte do Programa Carne Pampa® da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), pioneiro na certificação de carcaças no Brasil, que foi criado no ano de 1998 com o objetivo principal de agregar valor nas carcaças oriundas de animais das raças Hereford e Braford, e por consequência, oferecer às indústrias parceiras, e ao “food-service”, a oportunidade de entregar aos consumidores mais exigentes, um produto de qualidade superior.

Neste sentido, o Programa Carne Certificada Hereford atua na contribuindo para a organização da cadeia produtiva da carne bovina, tendo como premissa, uma série de processos sérios e um time de pessoas engajadas em fazer um trabalho diferenciado, integrando o produtor e as indústrias frigoríficas parceiras do Programa (veja lista completa em www.canaldoprodutor.com.br/frigorificos).
 
Para participar deste Programa, não há nenhum custo para o produtor. Basta realizar sua adesão e comercializar seus animais com os frigoríficos parceiros. Todo o processo industrial é acompanhado por Inspetores Técnicos da ABHB e estes realizam a classificação das carcaças segundo critérios de raça, idade, acabamento e acompanham todo o processo de desossa, embalagem e expedição dos produtos garantindo a procedência e qualidade dos produtos que recebem o selo CARNE CERTIFICADA HEREFORD, os quais são comercializados de acordo com as solicitações comerciais.
 
Animais Aceitos no Protocolo CCH
 
Padrão racial:
- Que apresentem o mínimo de 50% de genética Hereford em cruzamentos com raças continentais, zebuínas, sintéticas não britânicas, compostas ou provenientes de cruzamento industrial derivado dessas raças;
- Que apresentem o mínimo de 31,25% de sangue Hereford, classificados obrigatoriamente pelo Inspetor do CCH, desde que apresentem características zootécnicas inerentes a acasalamentos com raças britânicas ou suas derivadas e o aporte de sangue zebuíno seja inferior à metade da composição genética do animal.
 
*Não são aceitos animais cruzados com raças leiteiras e que apresentem cupim proeminente.
 
 Como o produtor pode participar:
 
- Cadastre seu e-mail junto a unidade estadual de atenção zootécnica/Inspetoria Veterinária/unidade estadual de atenção a sanidade agropecuária/unidade veterinária local (UVL) ou escritório de atendimento a comunidade (EAC);
- Realize sua adesão ao Programa CARNE CERTIFICADA HEREFORD através do site da ABHB ou no botão abaixo:

- Envie seus animais para abate em um dos frigoríficos parceiros. Consulte a listagem dos frigoríficos parceiros do Programa Carne Certificada Hereford e clique no link: Lista de Unidades.jpg (Atualizada em 02/05/2017)

Acesse a página de frigoríficos autorizados para todos os Programas: http://www.canaldoprodutor.com.br/frigorificos