Programa Carne Angus Certificada

   Programa Carne Angus Certificada

Integrar produtores e indústria frigorífica, transparência nas relações comerciais, rentabilidade dentro da porteira e na hora da comercialização e o fornecimento de um produto diferenciado, com a garantia de qualidade fornecida pelos próprios produtores e de acordo com as demandas dos consumidores são alguns dos objetivos do Programa Carne Angus Certificada, um dos mais antigos programas de carne de qualidade do Brasil.

Liderado pela Associação Brasileira de Angus, o programa foi criado no ano de 2003 e conta com a parceria de várias indústrias presentes nos principais estados pecuários do país (veja lista completa em www.canaldoprodutor.com.br/frigorificos), agregando valor aos produtores participantes.

O maior programa de carne de qualidade do Brasil, tem a chancela de uma das mais antiga certificadora em atividade da Europa, a TÜV RHEINLAND, com 142 anos de experiência no segmento de certificações e conta com o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil através do PROTOCOLO ANGUS.

Para participar deste protocolo, NÃO HÁ NENHUM CUSTO para o produtor. Basta realizar sua adesão e comercializar seus animais com os frigoríficos parceiros. Nestas indústrias, os técnicos da Associação Brasileira de Angus realizam a classificação das carcaças segundo critérios de raça (mínimo 50% ANGUS), idade, acabamento e conformação e acompanham todo o processo de desossa, embalagem e expedição dos produtos garantindo a identidade e qualidade dos produtos que recebem o selo ANGUS CARNE CERTIFICADA, os quais são comercializados no mercado interno e exportados para diferentes destinos. Além disso a Associação Brasileira de Angus ainda presta apoio técnico e orientação através de profissionais credenciados aos produtores participantes.

Animais Aceitos:
- Padrão Racial: Mínimo 50% ANGUS. Não são aceitos animais com presença de Chifres ou cruzados com raças leiteiras
- Acabamento: Mínimo de gordura MEDIANA
- Conformação: Mínimo Sub-concava
- Idade:
* Machos Inteiros até DENTE DE LEITE
* Machos Castrados
->  ANGUS x Zebu  - até 2 dentes
->  ANGUS x Europeu até 4 dentes
* Fêmeas: Até 4 dentes
 

Como o produtor pode participar:

- Cadastre seu email junto a uma unidade estadual de atenção zootécnica/Inspetoria Veterinária - Agência ou Órgão de Defesa Agropecuária

- Realize sua adesão ao Programa ANGUS através do site da ANGUS ou do botão abaixo:

- Envie seus animais para abate em um dos frigoríficos parceiros Consulte a listagem dos frigoríficos parceiros do Protocolo Angus Carne Certificada e clique em Lista de Unidades.pdf (atualizado em 14/12/2017) 

- Acompanhe seus resultados e bonificações. Em caso de dúvidas, contate o inspetor ANGUS da unidade onde abateu os animais. 
 

Saiba Mais:
Acesse o folder para saber mais sobre o passo-a-passo da certificação do Protocolo Angus