Logo CNA

Universitários visitam experimentos do Projeto Biomas na Amazônia
Am 02 0 78897100 1515008845

9 de outubro 2017
Por CNA

Marabá/ Pará (09/10/2017) - Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Rural de Marabá, estiveram na área experimental do Projeto Biomas, na Amazônia.

A área experimental do Projeto Biomas na Amazônia está sob a responsabilidade da Embrapa Amazônia Oriental e fica localizada no município de São Domingos do Araguaia, região sudeste do Estado.

Os estudantes puderam ver in loco pesquisas que estão em desenvolvimento na Fazenda Cristalina, distante cerca de 90 km de Marabá. As pesquisas são de extrema importância para a realidade regional. “Os sistemas integrados de produção, em especial o Sistema Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), e as pesquisas que empregam biofertilizantes, como os Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMAs), são de grande interesse para nossos estudantes”, afirma o professor Claudionísio Araújo, do IFPA. “Eles podem aproveitar a oportunidade para verificar as dificuldades reais encontradas para se conduzir pesquisas com espécies florestais na recuperação de áreas degradadas no que diz respeito à situação crítica dos recursos hídricos”, completou.

Na ocasião, o professor Claudionísio foi auxiliado pela professora Aline Batista, também do IFPA, e pelo técnico florestal do Projeto Biomas na Amazônia, Afonso Tiago do Rosário. “Essas visitas, verdadeiras aulas práticas que nem sempre são previstas e possíveis de ser realizadas pelas instituições de ensino, permitem aos estudantes a oportunidade de desenvolver um olhar crítico sobre o que as pesquisas da Embrapa e demais instituições parceiras estão propondo no intuito de aplicá-las na realidade de suas regiões de origem, permitindo um incremento de qualidade ambiental e adequação à legislação vigente, além do óbvio aumento da rentabilidade ao produtor nos sistemas empregados”, afirma o Dr. Alexandre Mehl Lunz, Eng. Florestal, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do Projeto Biomas na Amazônia.

Sobre o Projeto Biomas
O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR/ICNA com Informações da Embrapa Amazônia Oriental
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação