Logo CNA

Unidas, Entidades buscam solução para o Funrural
X5l3646 0 05091100 1515009748

20 de abril 2017
Por CNA

Brasília (20/04/2017) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as Federações Estaduais, as entidades do Conselho do Agro e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vão atuar unidas para construir uma solução que beneficie os produtores rurais afetados pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da cobrança do Funrural.

Os dirigentes de todas as Federações da Agricultura e Pecuária que compõem o sistema CNA, reunidos na sede da entidade na manhã de terça (19), afirmaram por meio de nota que “a unidade de ação do Sistema CNA é fundamental para a proteção dos interesses permanentes do setor agropecuário”.

Presidentes e representantes das Federações estaduais de agricultura se reuniram na manhã desta quarta-feira, 19 de abril / Foto: Wenderson Araújo

Em relação às medidas que serão tomadas sobre o Funrural, o texto da nota diz que “a CNA reconhece que a decisão do Supremo não beneficia todas as cadeias produtivas. Assim, a nossa unidade será usada para construir uma solução para os passivos gerados pela decisão do STF que seja favorável aos produtores e beneficie todas as cadeias produtivas”.

Será proposto ainda que os produtores possam optar, como base de contribuição, entre o faturamento e a folha de pagamento. “A melhor maneira de servir aos produtores e ao país é manter a nossa unidade de pensamento e de ação”, conclui o texto da nota.

Na terça (19) à tarde, também na sede da CNA, os representantes das entidades do setor que integram o Conselho do Agro manifestaram “a intenção de trabalhar unidos, e de forma integrada, para encontrar uma solução para o impasse criado pela decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a cobrança do Funrural para cadeias do agro”.

O presidente da CNA, João Martins, afirmou que a questão do Funrural só vai ser solucionada “se estivermos todos juntos”.

Depois de participar das reuniões na CNA, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Normando Corral, em entrevista ao Canal do Produtor, afirmou que o importante agora é que “todas as entidades caminhem juntas para encontrar uma solução para o problema do Funrural”.

Com a palavra, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), deputado Nilson Leitão, na reunião do Conselho do Agro

Presente à reunião do Conselho do Agro, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), falou sobre a necessidade de se encontrar “solução consensual capaz de atender a todos os setores atingidos pela decisão do STF”.

Acesse a nota assinada por todas as Federações estaduais de agricultura:

http://www.cnabrasil.org.br/noticias/funrural-unidade-e-acao

Acesse a nota assinada pelas entidades do Conselho do Agro:

http://www.cnabrasil.org.br/sites/default/files/sites/default/files/uploads/nota_-_conselho_do_agro.pdf

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA


VEJA TAMBÉM

A reunião do Conselho do Agro sobre o Funrural foi tema de reportagem do Canal do Produtor TV