Logo CNA

Soja: Soja em leve alta. Mercado observa Crop Tour, por Miguel Biegai da OTCex Group
Soja web01 67 0 44385000 1515008889

22 de agosto 2017
Por CNA

Por: OTCex Group Genebra

Os contratos futuros de soja na Bolsa e Chicago trabalham em ligeira alta nesta madrugada de terça-feira (22/08). Às 6:10 da manhã, o contrato de novembro/17 operava com 2 centavos, a US$ 938 cents/bushel. Movimentação de 20 mil contratos durante o pregão noturno.

As considções das lavouras de soja melhoraram 1% em relação à semana passada, e agora estão com 60% das mesmas entre boas a excelentes. Houve melhora considerável nas lavouras da Dakota do Norte e Dakota do Sul depois das chuvas das duas últimas semanas. As lavouras de Dakota do Sul saíram de 25% entre boas a excelentes, a um mês atras no auge do calor e falta de chuva, e agora estão em 42% entre boas a excelentes. Isso demonstra o poder de recuperação da soja, que já havíamos comentado aqui.

O tradicional Crop Tour da Pro Farmer, que agora se chama “Farm Journal Midwest Crop Tour”, começou onte e vai até o dia 25/08, o Crop Tour da Pro Farmer, considerado um dos mais assertivos crop tours de mensuração da safra americana. São mais de 100 equipes que se deslocam por 20 rotas diferentes. Cada equipe percorre a rota pre-determinada, onde param o carro, entram na lavoura, fazem medições, contagem de vagens, tiram fotos e medem espigas, etc. Seguem toda uma metodologia. São dois grandes grupos, o grupo Leste começa em Ohio, atravessa Indiana, Illinois, Leste de Iowa e sul de Minnesota. O Grupo Oeste começa no sul de Dakota, atravessa o leste de Nebraska, Oeste de Iowa e Sul de Minnesota. Os dois grupos se encontram em Rochester, Minneapolis, na quinta-feira à noite para juntar todos os números e fazer o relatório final que é divulgado na sexta-feira. O trecho Leste deve apresentar a menor quantidade de problemas. O trecho Oeste deve ser onde deve ter mais perdas de produtividade. Estamos com um enviado no trecho Oeste em um dos grupos, de onde passará informações nos próximos dias.

Agenda confirmada até o momento: Dia 30 e 31/08, curso de proteção de preços de soja em Boa Vista- RR, Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), dois cursos no RS, na cidade de Palmeira das Missões, dos dias 12 a 15 de setembro. Curso em SP e PR, ainda com local e data a confirmar para final de setembro.

Matérias Relacionadas