Logo CNA

Sistema integrado com lavoura e pecuária foi vantajoso para produtores
Campofuturo ms ilpf 1 0 033669002015150089131

28 de julho 2017
Por CNA

Brasília / DF (28/07/2017) - Na última semana, o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Rafael Linhares, esteve em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. O município recebeu o Projeto Campo Futuro para levantamento dos custos de produção integrada de agricultura e pecuária de corte. O projeto é realizado pela CNA em parceria com Cepea/Esalq/Usp.

“Pela primeira vez, foi realizado um levantamento dos custos específico para esse sistema de produção. Nos últimos anos, a produção integrada se fez presente na região e justificou o levantamento. Na mesma área de produção de soja e trigo, o produtor cria gado para recria e engorda”, comenta Rafael.

As informações foram baseadas na safra 2015/2016 e os resultados foram satisfatórios para a propriedade modal analisada. Essa levantamento da integração apontou que os produtores conseguiram pagar o custo operacional efetivo e o custo operacional total.

O assessor técnico explica que a parte agrícola complementa a pecuária e vice versa, tanto em âmbito técnico como econômico. Isso demonstra eficiência do produtor, em especial sobre a gestão da propriedade.

Todo esse levantamento contou com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL e Sindicato Rural de Santo Ângelo. Na ocasião, produtores e técnicos participaram do trabalho. E os dados foram comparados com as informações do Programa Juntos para Competir.

Programa Juntos para Competir

Este programa realizado pelo SENAR/RS visa organizar e desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, através da capacitação e da integração entre os elos da cadeia produtiva, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

Metodologia: p or meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas as metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte