Logo CNA

Setor de hortaliças movimenta agronegócio e gera emprego e renda, afirma presidente da CNA
F8d13de99af8094655b1d18347460f44b47d00dfc9ed0b24a1pimgpsh fullsize distr 0 60727400 1515008756

7 de dezembro 2017
Por CNA

(Brasília-DF, 07/12/17) – “Esse evento é o coroamento de tudo que idealizamos pela dimensão da cadeia de hortaliças, que gera empregos e movimento econômico para o agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, durante o lançamento do estudo inédito Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva de Hortaliças, na CNA, em Brasília.

De acordo com o presidente, o setor está entre as prioridades da CNA e o estudo irá contribuir para a entidade ter um diagnóstico mais preciso e poder buscar políticas públicas que o tornem mais competitivo, gerando mais renda e aumentando o consumo de hortaliças no País.

“Estamos evoluindo e não podemos deixar nenhum segmento para trás. Queremos aproximar da CNA o pequeno e médio produtor para evoluirmos juntos e contamos com a participação de todos para transformar essas propostas em resultados para o horticultor brasileiro”, afirmou Martins.

A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) é parceira da CNA na elaboração do mapeamento. Para o presidente da entidade, Steven Udsen, é um estudo muito importante para o agronegócio nacional. “Agradecemos a confiança que a CNA depositou nessa parceria e esperamos que sirva para trazer melhorias para o setor como um todo.”

O estudo foi elaborado com base nas culturas de abóbora cabotiá, abobrinha, alface, alho, batata, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, pimentão, tomate mesa e tomate indústria. As informações para o documento vieram de diversas entidades, entre elas, a Embrapa.

“É um levantamento fiel dessas culturas e servirá para nortear nossa agenda de pesquisa, dando subsídios para que a Embrapa possa traçar melhor seus objetivos e resolver alguns problemas que foram levantados durante a elaboração desse trabalho”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento.

O Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, ressaltou que a Assistência Técnica e Gerencial ofertada pela entidade tem como foco a cadeia das hortaliças e, por meio dessa assistência, os produtores têm percebido mudanças fundamentais na propriedade.

“O produtor precisa de conhecimento tecnológico para saber como proceder e é onde entra o SENAR, instituição mantida pelo produtor, para oferecer assistência técnica que dê segurança e rentabilidade a ele.”

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Luciano Vilela, o estudo foi desenvolvido para mostrar ao produtor o potencial desse segmento na produção agrícola nacional.

“Tivemos R$ 66 bilhões de faturamento de hortaliças no Brasil em 2016, daí podemos ver o tamanho do potencial desse mercado. Isso empodera o produtor de uma informação e faz com que ele tenha mais autoestima no que faz.”

Segundo Vilela, hortaliças é um setor que tem pouca organização no Brasil. “A criação da Comissão da CNA foi um pleito dos produtores rurais e isso faz com que ele valorize as iniciativas de associação, se organize melhor e passe a buscar aquilo que é de direito dele junto ao governo, ao mercado e a todo mundo que compõe essa cadeia produtiva no Brasil”.

O mapeamento está disponível para download no portal da CNA: http://bit.ly/2AkA5OL

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação