Logo CNA

Senar participa de Congresso Internacional de Formação Profissional

4 de junho 2018
Por CNA

Brasília (04/06/2018) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou do Congresso Internacional de Formação Profissional realizado em San Sebastian, na Espanha, de 31 de maio a 1º de junho. O evento reuniu gestores de educação de 47 países do mundo.

O objetivo do encontro, que teve como tema “Antecipando o futuro”, foi debater a necessidade de adaptação permanente às mudanças que ocorrem no mundo e trabalhar com um olhar na quarta revolução industrial. As palestras e atividades discutiram assuntos como realidade virtual, realidade aumentada, Big Data, Business Intelligence, tecnologias digitais e novos postos de trabalho.

“A Espanha é um país referência em formação profissional. Está investindo muito nos jovens, na valorização dos professores e na sustentabilidade. Foi uma ótima oportunidade para conhecer esse modelo e aprender sobre a necessidade de formar pessoas dentro dessa nova realidade”, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa.

O Senar foi convidado pelo Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cinterfor) para participar do Congresso. Além dos debates, a entidade acompanhou duas visitas técnicas às escolas do Governo que trabalham com formação profissional técnica e superior e conheceu o trabalho desenvolvido pelo centro de formação profissional Tknika, instituição que realiza a capacitação continuada de professores.

“Essas escolas trabalham baseadas em projetos e desafios mapeados pelas empresas locais. Toda a construção vem da necessidade do mercado de trabalho. Outro ponto que chamou a atenção são as metodologias utilizadas, com alta tecnologia e a participação ativa dos alunos”, disse Andréa.

Andréa Barbosa (centro) acompanhou visitas técnicas à escolas de formação profissional na Espanha

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas