Logo CNA

Repensando o Pampa
Area exp pampa 01 0 51721200 1515009938

7 de dezembro 2016
Por CNA

Brasília (07/12/2016) - Coordenadores do Projeto Biomas estiveram em visita técnica ao bioma Pampa para estimular novas parcerias com instituições do estado do Rio Grande do Sul. “Além disso, procuramos levantar as necessidades de pesquisa da região e oferecer respostas aos produtores rurais do pampa nos 2 anos de Projeto Biomas que ainda restam para finalizarmos os experimentos”, explica Cláudia Rabello, coordenadora executiva do Projeto Biomas na CNA.

Nos 3 dias de visita, os coordenadores estiveram na área experimental do Projeto Biomas implantada na fazenda Caveiras, em Dom Pedrito. Estiveram também na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, e, no último dia, na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL), em Porto Alegre.

No primeiro dia, a reunião contou com a presença do Chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Costa Varella, do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant´Anna, do assessor da FARSUL, Marcelo Camardelli , do coordenador do Projeto Biomas no Cerrado, Felipe Ribeiro, do pesquisador da Embrapa Florestas, Alexandre Uhlmann e da coordenadora executiva do projeto, Cláudia Rabello.

“O pampa é um bioma especificamente campestre e algumas questões para implantação da Reserva Legal e preservação de pastagens nativas devem ser estudadas. É importante que o produtor rural atenda à legislação ambiental específica da sua região”, diz pesquisador da Embrapa Florestas, Alexandre Uhlmann.

Nesta reunião, ficou decidido que a unidade da Embrapa Pecuária Sul irá organizar, na primeira quinzena de março de 2017, um Dia de Campo sobre os principais pontos já encaminhados sobre a legislação de proteção da vegetação nativa no bioma Pampa, incluído os resultados já alcançados no Projeto Biomas e em outros projetos correlatos em andamento na região. Nesta oportunidade, também será organizada uma reunião para a definição de possíveis novas parcerias/pesquisas até o final do Projeto Biomas.

No ultimo dia, o grupo esteve reunido com Eduardo Condorelli e com Marcelo Camardelli, ambos representantes da FARSUL, para analisar os principais encaminhamentos e definir os possíveis pontos focais e estratégias de apoio para o evento acertados. “A partir desta visita, há boas perspectivas para o Projeto Biomas na região”, revelou Cláudia Rabello.

Sobre o Projeto Biomas

Lançado em 2010, o Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), da Monsanto, John Deere e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No Pampa, o Projeto Biomas conta com o apoio da FARSUL, Embrapa Pecuária Sul e Unipampa - Universidade Federal do Pampa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

VEJA TAMBÉM

A busca por parcerias nos biomas brasileiros foi uma das ações traçadas no 1º Workshop Nacional do Projeto Biomas. Entenda melhor na entrevista com Alexandre Uhlmann :

Áreas de atuação