Logo CNA

Projeto inovador para instalação de Unidades de Referência Tecnológica no Campo
Faec reuniao unidades 0 36729100 1515009757

12 de abril 2017
Por CNA

Fortaleza / Ceará (12/04/2017) - A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) deu início à implantação as URTs – Unidades de Seleção, Adaptação e Desenvolvimento de plantas forrageiras tolerantes à seca e seu uso racional no semiárido brasileiro. Na semana passada, o Grupo gestor do Projeto se reuniu para planejamento das próximas atividades.

Participaram da reuniāo o Secretário Executivo do Instituto CNA, André Vicente Sanches, o assessor Técnico da CNA, Joaci Medeiros, o Chefe Geral da EMBRAPA Caprinos e Ovinos , com sede em Sobral- CE , Marco Aurélio Delmondes Bonfim, a pesquisadora do CNPc , Ana Clara Cavalcante , o Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder Braga e o Assessor Especial da FAEC, Paulo Remigio .

Segundo o Presidente da FAEC, Flávio Saboya, o projeto de apoio à pesquisa será realizado em nove estados do Nordeste, através de uma parceria entre o Sistema CNA/SENAR E EMBRAPA. Serāo 11 Unidades, já que os estados da Bahia e do Norte de Minas Gerais terāo duas UTRs cada. O primeiro passo será a seleçāo dos engenheiros agrônomos que irāo trabalhar diretamente nestas Unidades, bem como a seleçāo das Unidades em cada Estado. Na reuniāo foi construída uma agenda de ações e ele acredita que até junho este ano, os trabalhos serāo iniciados, cabendo às Unidades da Embrapa Caprinos e Ovinos e da Embrapa Gado , apresentarem as forrageiras para as pesquisas.

O Secretario executivo do Instituto CNA, André Sanches, explicou que falou o projeto é bastante ousado. " Nas unidades de referência tecnológica no campo serão conduzidos experimentos para identificação de quais melhores variedades de forrageiras, sejam graminhas ou leguminosas, que se adaptam melhor as condições de seca no semiárido".

Segundo o assessor técnico da Comissão da Região Nordeste da CNA, Joaci Medeiros, a Superintendência Técnica da CNA vai ter um papel importante de acompanhamento de todo o processo de implantação das unidades de referência tecnológica. Joaci explicou que vai ser um acompanhamento em nível de parceria com a Embrapa definindo juntamente as melhores estratégias de implantação das unidades. “Estaremos presentes em todos os workshops e discussões. Enfim, um acompanhamento integral de fundamental importância para o semiárido brasileiro”.

Assista à reportagem do Canal do Produtor TV


Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC
http://senarce.org.br/novo/

Matérias Relacionadas